Fiéis se reúnem em Vigília Santa, que antecede celebração da Páscoa

Católicos foram até a Catedral de São Sebastião, em Prudente, às 15h de ontem, para relembrarem, a morte de Jesus Cristo; para eles, momento foi de reflexão e meditação

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 15/04/2017
Horário 08:12
 

Às 15h da Sexta-Feira Santa. Esse é o horário que marca, anualmente, a lembrança da morte de Jesus Cristo. Como parte da cerimônia, a maioria das paróquias de Presidente Prudente realiza a adoração à cruz. Na Catedral de São Sebastião não foi diferente. No horário tradicional, na tarde de ontem, fiéis se encontraram na igreja para contemplar a crucificação do filho de Deus. Esses mesmos fiéis, na noite de quinta-feira, com destino à glorificação, estiveram juntos a fim de iniciar a Vigília Santa, para lembrar o momento em que Judas entregou o Altíssimo aos romanos. Ritual que antecede o festejo da Páscoa, quando o Messias finalmente ressuscita.

Jornal O Imparcial Fiéis ficaram em Vigília Santa, até a tarde de ontem, na Catedral de São Sebastião, quando lembraram a morte de Jesus

"Acreditar que Ele nos salvou e reviver todo o trajeto feito por Ele antes que morresse por nós". Para a cozinheira Telma Cícera de Oliveira, 52 anos, esse é o significado. Católica praticante, ela acredita que esse período é o mínimo do que pode ser feito como forma de gratidão, além de representar um instante de "reflexão e meditação".

O monsenhor José Antônio de Lima explica que é o momento importante para lembrar todo o processo de julgamento que foi feito com Jesus Cristo. "A Vigília é um momento de oração em que aqueles que se propõem a realizá-la vão ae encontro da presença do Senhor e da eucaristia. Celebrar a morte é um verbo que pode ser julgado de maneira errada. Apesar de tratarmos do falecimento de alguém importante perante a todos que nEle acredita, é uma forma de simbolizar a importância de toda essa passagem de condenação que levou à remissão dos pecados", explica.

Às 15h de ontem, os fiéis estavam de joelhos, diante da cruz, para reviver a morte do filho de Deus. Ainda de acordo com o monsenhor, às 18h, também foi realizada uma procissão, no entorno da igreja, anunciando a todos a morte do Messias, através do cortejo.

 

Programação

Hoje, às 19h30, a catedral festeja o Sábado de Aleluia. O encontro é marcado em vigília, com leituras que narram o processo até à crucificação. Neste momento, haverá a benção do fogo, que indica a nova luz, e também da água, celebrando o batismo. Já no domingo, ocorre a comemoração da Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscita. Para isso, serão celebradas as missas tradicionais, às 8h, 10h, 17h e 19h.

 
Publicidade

Veja também