Filme conta a história de Monsenhor Nakamura

“Estrela da Manhã’, produzido por estudantes de Jornalismo, é um documentário sobre o primeiro missionário católico japonês do Brasil que viveu em Álvares Machado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/11/2021
Horário 06:10
Foto: Documentário “Estrela da Manhã”
Padre Nakamura em missão evangelizadora no Brasil
Padre Nakamura em missão evangelizadora no Brasil

Os três processos de canonização mais rápidos da história da Igreja Católica levaram, em média, 14 anos. João Paulo II (2014), Madre Teresa de Calcutá (2016) e Irmã Dulce (2019). As etapas para uma pessoa se tornar santa são complexas e burocráticas. Neste sentido, um filme biográfico produzido por estudantes de jornalismo em Presidente Prudente pode contribuir para a beatificação do Padre Monsenhor Nakamura, um homem já considerado santo no oeste paulista.
O documentário “Estrela da Manhã” conta a história e o legado do primeiro missionário católico japonês no Brasil. Com 58 anos, Domingos Chohachi Nakamura (1865-1940) veio do Japão em 1923 e se instalou no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de ajudar e evangelizar os imigrantes e descendentes radicados no país.
A obra é peça prática do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) intitulado “Monsenhor Nakamura: produção de um documentário biográfico sobre o primeiro missionário católico japonês no Brasil”, desenvolvido pelos estudantes da Escola de Comunicação & Estratégias Digitais da Unoeste: João Lucas Martins, Letícia Petile, Marco Vinicius Ropelli, Victória Domingos e Vinícius Coimbra, orientados pela jornalista e professora doutora Thaisa Bacco.
O longa-metragem, mostra as realizações do padre entre os  anos de 1928 e 1940, quando ele morou na cidade de Álvares Machado, precisamente no sítio Guaiçara, local de onde partia para realizar missões itinerantes, percorrendo longas distâncias de maneira precária  a fim de visitar colônias japonesas e dar suporte espiritual no interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais, Norte do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Foto: Centro de Pesquisas Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura

Retrato de Monsenhor Nakamura, primeiro missionário japonês do Brasil

“Monsenhor Nakamura não só falava de Deus e pregava o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo, ele vivia aquilo que pregava. Então quando se fala sobre a sua aura de santidade podemos traduzir isso para o seu testemunho”, explica Padre Jurandir Lima, Pároco da paróquia São José de Álvares Machado, e um dos responsáveis pelo processo de beatificação.
Os resultados desse trabalho incansável movido pela fé são os milagres creditados ao missionário após sua morte em 1940 e a instauração, em 2009, de um processo de beatificação solicitado pela Panib (Pastoral Nipo-brasileira), que atualmente tramita junto ao Vaticano. A beatificação representa o primeiro passo para que uma pessoa seja canonizada, pois confirma a realização de um milagre.
“A importância do Monsenhor se tornar santo ou beato é para que as pessoas possam seguir o seu exemplo de fiel cristão e sigam as pegadas de Jesus para que o mundo possa melhorar e ir crescendo em comunhão”, afirma Francisco Hirata, presidente do Museu e Memorial “Centro de Pesquisas Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura”. 
O conteúdo reúne 21 entrevistas em 22 horas de gravação. Dentre os entrevistados,  estão figuras como Dom Ettore Capra, postulador da causa de beatificação do monsenhor Nakamura no Vaticano, na Itália e o Padre João Batista Aoki, estudioso da história do missionário e ligado à causa da beatificação, diretamente de Tóquio, no Japão. Essas duas entrevistas foram gravadas com a ajuda de colaboradores. O documentário ainda conta com materiais de arquivo históricos cedidos pela TV Fronteira e jornal O Imparcial, além de uma trilha sonora original, produzida exclusivamente para o filme.

Serviço 
A exibição pública de “Estrela da Manhã”, filme documentário sobre a vida missionária e o legado do primeiro padre japonês no Brasil, ocorrerá a partir das 19h30 do dia 08 de novembro de 2021, no Teatro Cesar Cava, Bloco B - Campus I da Unoeste. A entrada é gratuita. 
 

Publicidade

Veja também