Filme de Vicentini Gomez é finalista no festival OTB

“Doutor Hipóteses - uma alma perdida na pandemia” concorre a 2 prêmios: melhor filme e melhor ator protagonista; resultado final sai no dia 20 deste mês

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 05/12/2021
Horário 08:40
Foto: Divulgação
Vicentini Gomez contracena com 22 bonecos ao invés de atores
Vicentini Gomez contracena com 22 bonecos ao invés de atores

“Doutor Hipóteses - uma alma perdida na pandemia”, filme do cineasta e ator Vicentini Gomez, é finalista do festival OTB (Only The Best FilmAwards), em Miami, Flórida, Estados Unidos . “Estar classificado para um festival de cinema internacional já é um prêmio. Se ganhar qualquer prêmio é a coroação de um trabalho. Estamos na final. A indicação foi anunciada sexta, no final da tarde. Vamos ser pacientes e aguardar”, diz o prudentino, que vive na capital paulista. 
Ele destaca que o OTB está no catálogo da FilmFreeway, onde estão os melhores festivais do mundo. Assim sendo, todos os produtores de cinema em todo o mundo recebem comunicado quando da abertura de inscrição para os festivais. “Isso significa que estou concorrendo com grandes filmes de todo o mundo. E é um festival de Miami, Estados Unidos, terra dos grandes estúdios cinematográficos”, exalta Vicentini.
Sobre a sensação em ter seu filme sendo selecionado para mais um festival e agora finalista, o diretor diz que “Doutor Hipóteses”, ou “Doctor Hypoteses”, venceu recentemente em duas categorias no FICOCC (Five Continents International Film Festival), da Venezuela – como Melhor Filme Longa-Metragem filmado durante a pandemia e Melhor Ator Protagonista, ele mesmo. 
Além dos prêmios, o filme já foi exibido em outros quatro festivais. Dois como convidado especial: “Festival de cinema de Alter do Chão” e “Festival de cinema do meio do mundo”, além de ser semifinalista do Festival de Arte de Madrid – Espanha.
Quanto ao reconhecimento nos festivais internacionais, Vicentini crê que se justifica provavelmente pela ousadia com que realizam o trabalho. Falando de um assunto atual, a pandemia, de forma contundente. “Uma fotografia belíssima, contraceno com 22 bonecos, ao invés de atores, que ganharam vida com a manipulação de Claudemir Santana e voz de atores de primeira grandeza. O único intérprete humano sou eu mesmo, que me entrego ao desequilíbrio passional do tal ‘Doutor Hipóteses’, num jogo de posse, amor, ódio e sedução que transcende a normalidade”, enfatiza o diretor.

"Doutor Hipóteses"

“Quando chegou a pandemia em 2020, um grande susto. Pararam todos os projetos: televisão, cinema, teatro... Percebi o mundo virar de cabeça para baixo e com ele a minha vida. O que fazer? O que inventar? Ficar em casa com tudo parado? A inércia para um artista inquieto é uma tortura muito grande. A depressão chegou forte!”, lembra o ator.
Um dia precisou de um livro que estava arquivado em uma caixa na garagem. Procurou por diversas caixas e não achou. “Sentei em uma cadeira e fiquei... Um tempo depois percebi raios do sol, entrando por uma fresta, magnífico, refletindo nos objetos. Pensei que deveria usar esta luz para algum projeto cinematográfico. Voltei para a minha mesa no escritório e na frente do computador comecei a pensar naquela luz que não saía da minha mente”, conta.

“SEM DINHEIRO, RECUPERANDO BONECOS E OBJETOS DE OUTROS FILMES E ESPETÁCULOS E COM TODOS OS CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES DA OMS [ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE]”
Vicentini Gomez

A criatividade estocada e reclusa começou a pedir socorro. E Vicentini lançou então um grito de ousadia: “Vou fazer um filme longa-metragem. E comecei a me reinventar...”, conta ele.
Naquele mesmo dia, localizou um texto curto, que faz dele instrumento em suas oficinas de interpretação: “‘Os malefícios do tabaco’ de Anton Chekhov, com quatro páginas. Li e reli inúmeras vezes. Guardei o texto e usei-o como fonte de inspiração e comecei a escrever. Varei noite e no dia seguinte estava com mais de 100 páginas escritas. Tantas outras noites em branco, e finalmente o roteiro. Convidei alguns amigos para realizar o filme. Sem dinheiro, recuperando bonecos e objetos de outros filmes e espetáculos e com todos os cuidados e recomendações da OMS [Organização Mundial da Saúde], realizamos o filme. 

PRODUÇÃO E DIREÇÃO
Vicentini Gomez, Pedro Paulo Vicentini, Diaulas Ullysses, Hugo Caserta, Michel Vicentine, Claudemir Santana, Madalena Machado, Veridiana Carvalho, Jennifer Rodriguez Ruiz, Rogério Leite e Noelle Nataly.

ATORES/VOZES DOS BONECOS

Boneco Falante        Fabio Saltini
Boneco MAK 7        Marcelo Galdino
Boneca Manequim        Vanessa Goulart
Boneca TicTac        Carla Massumoto
Boneco IND15            Kiko Pissolato
Boneca 2            Maximiliana Reis
Boneca5            Miriam Palma
Boneco8            Calixto De Inhamuns
Boneco Menino        Dan Rosseto
Boneco9            Rodrigo Dorado
Boneco10            Cid Pimentel
Boneco Locutor        Matheus Cirilo
Boneca Raquete        Ana Medici
Boneca Cabeça de Prego        Giulia Maia
Boneca1            Veridiana Carvalho
Boneco 3            Claudemir Santana
Boneco 6            Pedro Paulo Vicentini
Boneco 11            João D´Olyveira
Boneco 14            DiaullasUlyusses
Boneco Ex-Padre        Toni Gonçalves
Boneca 15            Hilda Breda
Boneca Panela        NoelleNataly


 


 


 

Publicidade

Veja também