Filosofando em trovas

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 18/03/2021
Horário 05:08

Filosofando em trovas

Se tens pedras no caminho,

Basta apenas pular.

Se forem grandes, enormes,

Procure então desviar.

                                                     (José Costa)

 

Lixo

Osvaldo Cruz implantou um trabalho de recolhimento de lixo, através da  Operação Bota Fora e o resultado está surpreendendo. Já foi retirado das ruas da cidade um volume capaz de lotar 350 caminhões de lixo até agora. Nesta semana prossegue o Bota Fora com a limpeza nos bairros abaixo da linha férrea e da região oeste como: Monte Líbano, Mário Covas, Paraíso, Veredas, Álvaro Campoy, Beija Flor e Figueiras. A expectativa é também poder prosseguir com os serviços nos bairros acima da linha férrea, assim que a primeira região de limpeza for encerrada.

Cápsula do Tempo

Uma “cápsula do tempo” foi encontrada em uma obra de uma antiga igreja na Rua Euclides da Cunha, ao lado do prédio da Telefônica, centro de Adamantina.  O caso foi divulgado pelas redes sociais da Prefeitura de Adamantina, já que a relíquia foi entregue pelo empresário e radialista Jonas Bonassa, proprietário do lugar, ao secretário municipal de cultura e turismo, Sérgio Vanderlei. Segundo a publicação, com a demolição da antiga igreja os pedreiros encontraram a “cápsula do tempo” enterrada no solo, quando do lançamento da pedra fundamental da Igreja Holiness do Brasil, na cidade. “Trata-se de um vidro com tampa de ferro, contendo dentro uma placa de aço com dizeres na língua japonesa”. Ainda de acordo com a publicação, “cápsula do tempo” tem cerca de 70 anos. “A peça agora junta-se a tantas outras para compor o Museu Histórico, que está em tratativas de acontecer no município de Adamantina”.

Corrida da Solidariedade

Três atletas vão correr, em Adamantina, durante seis horas para arrecadar donativos para duas instituições da cidade, o Lar dos Velhos e a Rede de Combate ao Câncer. A ação faz parte da competição mundial ‘IUA 6h Global Solidarity Virtual Weekend Run’, que conta com apoio da Confederação Brasileira de Atletismo.  Em Adamantina, participarão da prova internacional os corredores Marcelo Rocha e Marcos Remedi, moradores da cidade, e Fernando Santos, que reside em Londrina (PR). Do fim da madrugada até o início da tarde de 21 de março, um domingo, os corredores estarão participando da competição no Parque Caldeira. Rocha estima que, durante seis horas, serão corridos cerca de 70 quilômetros – média de 60 voltas na área de lazer. “Iniciaremos as 5 da manhã e seguiremos até às 11 horas, correndo, e uma equipe de suporte estará recolhendo os donativos, de acordo com todos os protocolos sanitários contra a covid-19”, ressalta Rocha.

Osvaldo Cruz

A Câmara Municipal de Osvaldo Cruz aprovou na sexta-feira, 12, em 2ª Sessão Extraordinária o projeto de autoria da Prefeita Vera Morena (PP) para autorizar a compra de 20 mil doses de vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19. A Prefeitura formalizou por ofício e agora obteve a aprovação de lei para formalizar a intensão de compra das vacinas. O projeto foi aprovado por unanimidade. Já o Projeto da própria Câmara, prevendo a suspensão das sessões ordinárias durante a classificação do município na fase vermelha mais restritiva do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia, foi pautado houve discussão da matéria e por fim, o projeto foi rejeitado por maioria.

Covid-19/ Dracena

Segundo informações públicas da Santa Casa de Dracena, neste último final de semana 11 pacientes renais crônicos que fazem tratamento no setor de hemodiálise testaram positivo para Covid–19,  dez outros pacientes do mesmo turno foram testados e apresentaram resultado negativo, mas realizarão novo  e foram orientados a cumprirem quarentena conforme protocolos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária. O setor foi imediatamente sanitizado pelos colaboradores do setor de limpeza e higienização, sob a orientação da CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Diretoria Técnica, Diretoria Clínica e Diretoria Administrativa.  A contaminação foi contida no local, de modo que o hospital em si não está comprometido e os demais setores seguem sua rotina normal de atendimento. As autoridades sanitárias competentes já foram informadas do ocorrido e das medidas de contenção adotadas.

Publicidade

Veja também