Fim das lombadas

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 13/10/2021
Horário 05:07

Dezenas de lombadas que infestavam as ruas de Indiana já foram removidas pelos funcionários da prefeitura municipal. Houve um período em que implantar esses obstáculos nas ruas da cidade era uma atividade corriqueira, era só pedir e pronto no outro dia surgia uma nova lombada para atrapalhar o desenvolvimento do tráfego, sem contar que prejudica seriamente os veículos. Alguns locais chegaram a ter duas lombadas em menos de cem metros em ruas sem movimento de qualquer tipo de veículos. Indiana já conta com um obstáculo muito antigos, pois em cada esquina existe uma valeta enorme para escoamento das águas de enxurradas, e isso já basta para obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade. Mas, muitas lombadas ainda continuam, inclusive em final de ruas, o que é um absurdo.

Recapeamaneto
Algumas ruas de Indiana receberam nos últimos dias um recapeamento, o que já era necessário há um bom tempo, em virtude da deterioração, pela ação do tempo e do movimento de veículos. A última a receber essa melhoria foi a Rua Castro Alves, que estava em péssimas condições. Também os locais onde houve remoção das lombadas devem receber melhorias urgente.

As crianças brincaram muito
Ontem, dia dedicado às crianças, a Praça da Matriz de Indiana ficou tomada literalmente por centenas de crianças desde as primeiras horas, e brinquedos de toda espécie foram implantados para a festa que durou muitas horas, promovendo a alegria e a felicidade de muitos menores. Não tem preço ver tantas crianças de todas as idades e classes sociais numa completa harmonia. Os pais e avós participaram intensamente completando o espetáculo organizado especialmente para os menores.

Padroeira do Brasil
A publicidade em torno do Dia das Crianças é tão intensa, que muitos esquecem que no mesmo dia, 12 de outubro, comemora-se a Dia de nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A imagem foi encontrada em 1.717, portanto, há mais de 300 anos, por três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingo Garcia, que pescavam no Rio Paraíba do Sul. Foi construída a primeira basílica no centro de Aparecida e posteriormente a nova basílica, que hoje é visitada por milhares de romeiros de todo o Brasil.

Preconceito interminável
Mesmo com orientações, campanhas e ações, percebe-se que o preconceito continua. Algumas pessoas nascem e por mais que recebam orientações, carregam consigo essa índole por toda a vida. O preconceituoso não tem cura, pode até fingir, disfarçar, mas leva no seu íntimo o desejo sórdido de humilhar outro ser humano, seja pela cor, pela pobreza, por ser gordo, por ser feio, enfim, por tudo que o seu semelhante tenha e que o incomoda. E aquele que sofre o preconceito, a discriminação, levará por toda sua vida as sequelas desse ódio sem sentido.

Viagens frustadas
A alta nos preços de combustíveis já está fazendo com que muitos deixem de lado seus planos de viagens no final do ano. Seja de carro ou avião a frustração é evidente, e alguns já estão fazendo plenos para julho de 2.022. As passagens aéreas sofreram aumento de 56,8% em apenas um ano, o que deixa praticamente inviável qualquer plano de viagem.

Avenida em fase final
O município de Regente Feijó ganha uma remodelação completa, ganhando uma bela avenida, na complementação da avenida José Clemente, saída para Indiana e região. Duas largas pistas com um belo canteiro, iluminação, plantação de palmeiras e um gramado que já está em fase final. Alguns dias mais e a obra será entregue a população, com inauguração inclusive da iluminação, privilegiando motoristas de Regente Feijó e de toda nossa região.

Em tempo
Autoconfiança é o primeiro passo para se atingir o sucesso.

Veja também