Fim de janeiro será chuvoso na região

Prognóstico da Estação Meteorológica da Unoeste aponta que um corredor de umidade promoverá altos volumes de chuvas até segunda-feira; modelos indicam volume de intempéries superior a 100 mm

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/01/2022
Horário 09:13
Foto: Sinomar Calmona
Neste sábado, Prudente amanheceu com temperaturas mais amenas e um nevoeiro que cobria a cidade
Neste sábado, Prudente amanheceu com temperaturas mais amenas e um nevoeiro que cobria a cidade

Os últimos dias de janeiro serão de muita chuva no oeste paulista. Conforme prognóstico da Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), um corredor de umidade se formará sobre a região e promoverá altos volumes de chuvas até segunda-feira. Os modelos ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts/ Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo) e GFS (Global Forecast System/ Sistema de Previsão Global) indicam volume de chuva superior a 100 mm até o fim do mês. Neste sábado, Presidente Prudente amanheceu com temperaturas mais amenas e um nevoeiro que cobria a cidade.
De acordo com a estação, o corredor de umidade que se formará sobre a região é característico da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), sendo esse o principal sistema meteorológico que promove chuvas na região durante o verão. “As chuvas do fim de semana serão frequentes e intensas, podendo causar alagamentos na região. Essa é a melhor previsão de chuvas para o oeste paulista desde novembro de 2021”, reforçou a estação.
É válido ressaltar, portanto, que é possível ocorrer pancadas de chuvas a qualquer horário do dia devido à grande presença de umidade causada pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). 
Na estação meteorológica do campus II, em Presidente Prudente, por exemplo, já choveu 153,8 milímetros em janeiro de 2022. Contudo, o “normal” para o mês é 280 milímetros. Em janeiro de 2021, no entanto, choveu 318,9 milímetros.

Foto: O Imparcial


Pancadas de chuvas podem ocorrer em qualquer horário 

Temperaturas mais amenas

À reportagem, o professor e responsável pela Estação Meteorológica da Unoeste, Alexandrius de Moraes Barbosa, informou que as temperaturas também tendem a ficar mais amenas em função da atuação de uma massa de ar mais fria. Além disso, reforça que, diante da presença de muitas nuvens, menos radiação chega à superfície terrestre, o que diminui, por consequência, o calor. 
As máximas devem ficar entre 28 a 30 °C e as mínimas entre 21 e 22 °C até o fim do mês.

Próximas semanas

Ainda conforme a estação, a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre a região indica uma mudança no padrão de circulação de ventos (enfraquecimento do fenômeno La Niña), sendo possível a formação de uma nova ZCAS nas próximas semanas, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas no oeste paulista no mês de fevereiro. Os modelos europeu (ECMWF) e americano (GFS), inclusive, indicam chuvas muito acima da normalidade nos próximos 30 dias.

Fotos: Estação Meteorológica Unoeste 


Áreas em azul indicam chuva acima da normalidade


Prognóstico para cidade de Prudente

Publicidade

Veja também