De jogos de tabuleiro tradicionais africanos a desafios tecnológicos, passando por contações de histórias e espetáculos teatrais inspirados em lendas brasileiras, o FestA! – Festival de Aprender, projeto em rede do Sesc São Paulo – chega ao Sesc Thermas de Presidente Prudente com uma programação diversa neste sábado e domingo. E, em comemoração ao Dia Mundial do Rock, a banda Estação Vintage convida o guitarrista Faíska para apresentar clássicos do gênero. Toda a programação é gratuita.
Hoje, às 10h30, a programação tem início com a delicada contação de histórias “Leitura com Afeto”, da Cia. Clara Rosa. Em um ambiente acolhedor, com almofadas, música e livros escolhidos com sensibilidade, crianças e famílias são convidadas a viver a literatura como um gesto de carinho. A atividade volta a ocorrer no mesmo dia, às 15h, no Quintal.
Durante o final de semana, o Bosque será palco da oficina Jogos Afrocentrados, com as pedagogas, Evelyn Mayra e Camila Regina. A proposta é que o público experimente jogos de raciocínio de estratégia com origem africana e indígena - como mancala, yoté, morabaraba e adugo - resgatando saberes ancestrais e fortalecendo a memória coletiva. As mediações ocorrem em duas sessões, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, tanto no sábado quanto no domingo.
Numa tenda montada no Bosque, a vivência Imagem Oculta: Obras de Arte, do coletivo Asterdomus, apresenta um jogo coletivo em que equipes tentam descobrir imagens misteriosas projetadas em uma sala escura. Ocorre em grupo, a cada 30 minutos, também no sábado e domingo em dois horários: das 11h às 12h30 e das 15h às 17h30, com distribuição de senhas no local.
Já na Quadra Esportiva, a tecnologia e o esporte se encontram na vivência Gol de Placa: Chroma Key te Leva ao Estádio, conduzida pelo artista Claudio Oliveira e o cinegrafista Matheus Maturano. Com bola no pé e comemoração na ponta da língua, os participantes recriam momentos icônicos do futebol brasileiro dentro de um estádio virtual. Em duas sessões, a atividade ocorre das 11h30 às 12h30 e das 15h30 às 16h30, com senhas distribuídas 30 minutos antes.
Outa atividade que ocorre nos dois dias do fim de semana é a oficina Confecção de Cornhole, com o Ateliê Mundo Imaginário. Às 14h30, o público aprende a montar e customizar sua própria versão do popular jogo do saco de milho e, no fim da atividade, pode levar para casa. Com retirada de senhas no local 30 minutos antes.
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, celebrado amanhã, a Área de Convivência do Sesc Thermas recebe, neste sábado, às 16h, a banda Vintage, com um repertório repleto de clássicos do gênero – incluindo hinos de AC/DC, Queen, Van Halen, Led Zeppelin, entre outros.
A apresentação conta com a participação especial do guitarrista Faiska, músico com trajetória marcante no cenário do rock nacional, com passagens por bandas históricas como Casa das Máquinas e Joelho de Porco, além de ter aberto shows internacionais, como o do Deep Purple.
Faiska também é conhecido por ter gravado um dos solos de guitarra mais emblemáticos da música brasileira: o da canção “Evidências”, da dupla Chitãozinho & Xororó.
Também no sábado e domingo, às 16h, o Quintal recebe a vivência indígena Ninmangwá Djagwareté: Brincadeira da Onça, conduzida pelos educadores Awa Djerowewedju (Guarani-Nhandeva) e Kitche-Rã (Kaingang). O jogo tradicional Guarani convida crianças e adultos a exercitarem estratégia, disciplina e tomada de decisão, numa conexão profunda com a cultura, a natureza e a ancestralidade indígena.
Já no domingo, às 16h, na Área de Convivência, o grupo Lugar de Ser Qualquer apresenta o espetáculo “Histórias da Mata”. A peça narra as aventuras do Macaco Caco e da Dona Onça por diferentes biomas brasileiros, compartilhando lendas da Amazônia e revelando o colorido e a diversidade da natureza nacional. A apresentação conta com tradução em Libras.
Divulgação
Tecnologia e o esporte se encontram na vivência Gol de Placa
Divulgação
Sesc recebe, neste sábado, às 16h, a banda Vintage, com um repertório repleto de clássicos do rock
M. Rossi
Faiska, músico com trajetória marcante no cenário do rock nacional
Maila Alves
Jogo tradicional Guarani convida crianças e adultos a exercitarem estratégia, disciplina e tomada de decisão
Divulgação
“Histórias da Mata” narra as aventuras do Macaco Caco e da Dona Onça por diferentes biomas brasileiros