Fiscalização da Semav aponta irregularidades em ônibus

Vidros trincados, pneus desgastados, falta de higiene e limpeza, assentos rasgados e elevador para cadeirante com defeito foram alguns dos problemas encontrados nesta semana

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 20/01/2017
Horário 08:38
 

Sob o argumento de "garantir a qualidade do transporte coletivo", a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) deu início nesta semana a uma fiscalização em toda a frota de ônibus das empresas de transporte coletivo de Presidente Prudente. De acordo com informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), durante as primeiras inspeções foram encontradas diversas irregularidades, como vidros trincados e pneus desgastados. Problemas que, conforme o órgão, teria resultado na retirada de alguns veículos de circulação.

Jornal O Imparcial Problemas detectados teriam resultado na retirada de alguns veículos de circulação

Segundo a pasta de Comunicação, nesta primeira semana, a equipe de fiscalização vistoriou as linhas que atendem os distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão. Como também bairros como os conjuntos habitacionais João Domingos Netto, Ana Jacinta e Cecap, além dos jardins São Matheus, Vale Verde, Itatiaia, Itapura 1, Planalto e Residencial Maré Mansa.

As inspeções começaram nesta semana, mas, durante os primeiros dias já foi possível encontrar algumas irregularidades nos veículos, conforme a Secom. Os principais problemas constatados foram "ônibus com vidros trincados, pneus desgastados, falta de higiene e limpeza, extintores com prazo de validade pouco visível, poltronas com assentos rasgados e elevador para cadeirante com defeito".

Por conta disso, mesmo sem divulgar o número de veículos, a Semav teria retirado de circulação todos os ônibus que apresentaram problemas, "até que sejam sanadas as irregularidades". Em nota, o secretário municipal de Assuntos Viários, Osvaldo Francisco da Silva, afirmou que o objetivo dessa ação fiscalizatória nas empresas de transporte coletivo que operam no município é "melhorar a qualidade da prestação deste serviço a toda população usuária". Disse ainda que "as demais linhas de ônibus serão fiscalizadas no decorrer das próximas semanas".

 

Providências

Diante dos apontamentos feitos pela Semav, a reportagem tentou contato com a advogada das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo em Prudente, Renata Moço, mas ela não atendeu às ligações. Por sua vez, o coordenador do CGO (Centro de Gerenciamento Operacional) das empresas, José Ricardo Góis, disse que não estava na cidade, por isso não tinha conhecimento dos resultados da fiscalização. Mas ele ressaltou que ações como esta "são realizadas todos os anos", além disso, disse que "as empresas irão tomar as providências para sanar as irregularidades apontadas", garante.

 
Publicidade

Veja também