Fiscalização mira exercício profissional em atividades de engenharia mecânica em 31 cidades

Crea realiza força-tarefa com objetivo de assegurar presença de pessoas habilitadas à frente dos trabalhos abrangidos pelo conselho; ação segue até quinta-feira

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/03/2024
Horário 16:56
Foto: Divulgação/Crea-SP
Objetivo da fiscalização é garantir que contratantes receberão trabalhos de qualidade e legais
Objetivo da fiscalização é garantir que contratantes receberão trabalhos de qualidade e legais

Até o dia 28 de março, o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) realiza uma força-tarefa de fiscalização na região de Presidente Prudente. A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo conselho para garantir a segurança da população.

Ao todo, estão previstas diligências em 31 cidades: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Indiana, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

Os agentes do Crea-SP atuarão identificados para verificar o exercício profissional em atividades ligadas à engenharia mecânica, como montagem industrial, fabricação de estruturas metálicas, serviços de instalação e manutenção de ar-condicionado, instalação e manutenção de equipamentos de transporte e elevação de cargas/pessoas e inspeções em caldeiras e vasos de pressão.

“Essa medida é importante para garantir a segurança da população, protegendo aqueles que contratam os referidos serviços, para terem a certeza que receberão trabalhos de qualidade e legais. Assim, também valorizamos os profissionais da região”, explica a chefe da UGI (Unidade de Gestão da Inspetoria) de  Prudente, a tecnóloga Cristiane Aquino Cabriote Bernardo.

Como denunciar

Para fortalecer a ação de fiscalização do Crea-SP, canais de denúncia estão disponíveis em todas as unidades do conselho, no site, por telefone (0800 017 18 11), pelo e-mail faleconosco@creasp܂org܂br ou pelo aplicativo Crea-SP, disponível para Android e iOS.

São infrações à legislação profissional a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.

Publicidade

Veja também