Fisiologista publica livro sobre obesidade e síndrome metabólica

Segundo Jair Rodrigues Garcia Júnior, há estimativas de que sobrepeso e obesidade atinjam mais de 50% da população adulta no Brasil e na Europa, enquanto nos EUA já chega aos 70%

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 08/05/2022
Horário 09:09
Foto: Cedida
Preocupante: Jair diz que obesidade tem seu desfecho fatal ao longo de vários anos
Preocupante: Jair diz que obesidade tem seu desfecho fatal ao longo de vários anos

O fisiologista e professor, Jair Rodrigues Garcia Júnior, articulista da Revista Domingo, de O Imparcial, acaba de publicar seu terceiro livro intitulado “Obesidade e Síndrome Metabólica - Previna, avalie e trate. Segundo o autor, o livro com 229 páginas vem pela editora Swimeditora, publicado para comercialização na Plataforma Clube dos Autores, que distribui para outras livrarias virtuais como Amazon, Cultura, Estante Virtual, Submarino, Americanas e outras.
“O público alvo é principalmente estudantes e profissionais da área de saúde que tratam de pessoas com sobrepeso, obesidade, síndrome metabólica e outras doenças relacionadas. Porém, o texto é também acessível para outros interessados que costumam ler sobre esse assunto”, expõe o fisiologista. 
De acordo com o professor, obesidade e síndrome metabólica são graves problemas para o indivíduo e para a sociedade. Em relação ao indivíduo, ele diz que o leva gradativamente à incapacitação funcional e perda da qualidade de vida, de modo que num determinado estágio, sua meta de vida se torna tratar dessas doenças, tentando prolongar um pouco mais a vida. Para a sociedade, essas doenças representam um alto custo para o SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, cujo tratamento nunca cessa. “Ao mesmo tempo, órgãos públicos e empresas privadas perdem em produtividade e lucratividade em razão do absenteísmo e licenças repetidas”, salienta.

Preocupação mundial

Jair cita que há estimativas de que o sobrepeso e obesidade atinjam mais de 50% da população adulta no Brasil e na Europa, enquanto nos EUA já chega aos 70%. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que a obesidade cause cerca de 2,8 milhões de mortes por ano. 
Não bastando a gravidade mencionada, a Covid-19 demonstrou para todos o quanto essas doenças crônicas podem agravar o quadro das doenças infecciosas, fato que já era sabido anteriormente pelos pesquisadores e médicos a partir de estudos com a gripe e outras epidemias virais”, lembra o fisiologista. 
Em razão da relevância dessa relação, Jair diz que uma parte do segundo capítulo do livro é dedicada à obesidade, diabetes e Covid-19. 
Enquanto a Covid-19 podia levar à morte em poucos dias ou semanas, a obesidade tem seu desfecho fatal ao longo de vários anos, por isso, as autoridades e os próprios indivíduos ‘vão levando com a barriga’, como diz o ditado. “Preocupante”, acentua o especialista.

Abordagem

Jair diz que o livro vai descrevendo os principais tecidos (adiposo e muscular), órgãos e glândulas relacionados com a obesidade e síndrome metabólica. Há foco proporcionalmente semelhante no tecido adiposo, responsável pelo armazenamento, e muscular, responsável pelo gasto e que pode ser efetivamente a solução para o emagrecimento. “São descritos os mecanismos de controle metabólico e como falham, resultando no sobrepeso, obesidade e síndrome metabólica. Em razão da síndrome metabólica não ser muito mencionada pelos profissionais de saúde, há muitas pessoas que sofrem dela, mas que recebem o diagnóstico apenas das doenças individualizada”, explana. 
O professor cita que há descrição de como avaliar o paciente para quantificar o excesso de gordura e acompanhar o processo de perda. “Também a descrição das causas e opções de terapias realmente eficientes, tais como dieta e exercício físico [primeiras opções] para a maioria e, medicamentos e cirurgias para casos específicos que não respondem mais às primeiras opções”, acrescenta.

Processo de pesquisa

O professor diz que tem estudado esse tema há pouco mais de 20 anos, quando realizava o doutoramento na USP em São Paulo. Desde então o conhecimento obtido lhe permitiu analisar e compreender as principais causas da obesidade e porque as estratégias para tratar essa doença, na maioria dos casos, funcionava apenas temporariamente. Por exemplo, ele destaca que as dietas que são mais utilizadas hoje, tais como low carb e cetogênica, são populares desde os anos 1970 com outros nomes. Há 50 anos essas dietas são pouco efetivas, porém vão sendo reinventadas, ganham nova apresentação de marketing e vão se mantendo na moda. “Há aspectos metabólicos, fisiológicos e psicológicos que vão muito além do simples corte dos carboidratos, que, aliás, é um nutriente imprescindível para as células. Definitivamente, não é a retirada dos carboidratos que faz emagrecer”, garante. 
A pesquisa sobre esse e outros aspectos ele cita que foi realizada principalmente em artigos científicos publicados em revistas internacionais (cerca de 200 artigos lidos e analisados), “mais alguns poucos e bons livros que trazem aspectos essências sobre metabolismo e fisiologia”, pontua.

Sobre o autor

Jair Rodrigues Garcia Júnior fez doutorado em Fisiologia Humana no ICB (Instituto de Ciências Biomédicas) da USP (Universidade de São Paulo), mestrado em Ciências Nutricionais na FCFAR (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Araraquara (SP) e graduação em Educação Física na FC (Faculdade de Ciências) da Unesp de Bauru (SP)
Atua como professor nos cursos de graduação e pós-graduação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) desde 2001 e como colunista semanal de Nutrição e Atividade Física da Revista Domingo deste jornal, desde 2019. “Já pratiquei corrida, natação e musculação regularmente. Desde 2013 tenho praticado crossfit e também atuei como professor durante cinco anos”, expõe Jair. 
Ele destaca que os estudos que orienta, de iniciação científica, e realiza têm como foco o controle do metabolismo, especialmente dos tecidos muscular e adiposo, o condicionamento físico geral e aplicação na manutenção do peso corporal, prevenção de doenças, saúde e longevidade. 

LIVROS 
Obesidade e síndrome metabólica: previna, avalia e trate. Presidente Prudente: Swimeditora, 2022. 230p. 
https://clubedeautores.com.br/livro/obesidade-e-sindrome-metabolica

Novas tendências em Educação Física: Educação Física escolar, treinamento e saúde. Presidente Prudente: Swimeditora, 2016. 294p. 

Dieta dos 10 passos: o emagrecimento definitivo. São Paulo, Phorte Editora, 2007. 

EBOOK
Educação Física Unoeste. Presidente Prudente: Unoeste Editora, 2019. 31p. http://bit.ly/eBook1EFUnoeste

SERVIÇO
A obra está disponível em www.clubedosautores.com.br na versão impressa por R$ 52,35 e na versão Ebook R$ 27,88. Interessados podem acompanhar os trabalhos de Jair Rodrigues Garcia Junior pelo Instagram: @exercicionutri e também no YouTube: /jgjunior44.



 

Veja também