Fisioterapeuta alerta para perigos posturais

SINOMAR CALMONA

Vanessa Gil Luizari, da clinica ICC, destaca que permanecer muito tempo sentado de forma inadequada pode desenvolver quadros de escoliose

COLUNA - Sinomar

Data 04/07/2020
Horário 04:00
Vanessa Gil Luizari, da Clínica ICC Fisioterapia
Vanessa Gil Luizari, da Clínica ICC Fisioterapia

O trabalho home office revela que, em casa as pessoas permanecem mais tempo sentadas de forma inadequada. Isso fez aumentar as queixas de dores nas costas durante a quarentena. A fisioterapeuta Vanessa Gil Luizari, da clinica ICC, destacou que isso pode desenvolver quadros de escoliose. Segundo ela, o mesmo ocorre com crianças e adolescentes, ainda em fase de crescimento, que intensificam a postura inadequada, utilizando celulares, tablets e computadores. “Os jovens podem sim desenvolver quadros de escoliose”, enfatizou. Vanessa aponta cinco formas distintas de escoliose, a congênita (responsável por cerca de 10% dos casos, que origina-se desde o dia do nascimento, quando ocorre má formação na divisão das vértebras); a neuromuscular (surge por sequelas de doenças neurológicas, é o caso, por exemplo, da poliomielite e da paralisia cerebral); idiopática (apesar de ser a mais comum, a causa desse tipo não é conhecida); pós-traumática (surge a partir de doenças do tecido conjuntivo e/ou anomalias cromossômicas); e degenerativa do adulto (causada pela degeneração de discos da coluna vertebral e de suas articulações como resultado, em especial, do avanço da idade).

 

BOM DIA

Inação: não fazer nada.

Reação: reagir ao que aconteceu.

Proação: se antecipar ao que prevê que acontecerá.

Criação: criar seu próprio futuro.

Vamos criar nossos futuros ?

 

PAPO RETO

Falar pessoalmente é 34 vezes mais eficiente do que enviar um e-mail, diz um estudo publicado no “Jornal of experimental social psychology” de 2017, recomendando o método “olho no olho” para solicitar algo ou convencer uma pessoa, mesmo que desconhecida. Os resultados deste estudo aconselham que as pessoas valorizem mais contatos pessoais se desejarem obter respostas mais satisfatórias.

 

CENTENÁRIA

Ronaldo Abreu, farmacêutico paranaense que viveu 30 anos em Presidente Prudente, despediu-se essa semana da mãe de 101 anos, dona Jesuína Abreu, pioneira de Londrina.  “Minha mãe cumpriu sua missão lindamente. Mulher guerreira, batalhadora, mesmo ficando viúva aos 49 anos, criou seus oito filho (passando pela dor de já ter perdido quatro destes), no caminho do bem e da honestidade. Deixa para nós e os 13 netos, 19 bisnetos e 5 tataranetos que a todos amou enquanto viveu, um legado de honradez, de bondade e esperança na Fé em Deus”, desabafou Ronaldo.

 

ESCOLA DE NEGÓCIOS

O fundador e CEO da XP Inc. Guilherme Benchimol, lançou essa semana a Xpeed, escola de negócios, dedicada à formação de empreendedores, em cursos de MBA e educação executiva.

 

MARKETING

Alimentos Wilson deu início ao seu Concurso de Merchandising. A ação tem por objetivo premiar os promotores de vendas da marca, que são dedicados e estão fazendo a diferença nesse período de pandemia.

Publicidade

Veja também