Flitpp nas Escolas tem início com o Grupo Taquitá e Histórias da Nana

Apresentações ocorreram hoje na EM Giseli Dalefi e EM Carmen Pereira Delfim; nesta terça, programação gratuita chega à Clotilde Veiga de Barros e Antônio Moreira de Lima

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/10/2023
Horário 19:24
Foto: Allysson Vinicius
Atrações serão oferecidas nos meses de outubro e novembro, para 18,3 mil estudantes da rede municipal
Atrações serão oferecidas nos meses de outubro e novembro, para 18,3 mil estudantes da rede municipal

O Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente), uma realização da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), foi iniciado hoje, em um formato inovador, contemplando todas as 64 escolas municipais. As duas primeiras unidades atendidas pelo Flitpp nas Escolas foram a EM Giseli Dalefi e a EM Carmen Pereira Delfim.

Na primeira, localizada no Jardim Universitário, os alunos receberam o Grupo Taquitá, em duas sessões, uma no período da manhã e outra à tarde, com um espetáculo cênico musical divertido e animado, baseado em repertório autoral, além de clássicos populares do folclore brasileiro. A apresentação integrou instrumentos musicais, percussão corporal, canto, dança, poesia, brincadeiras, improviso teatral e musical com a participação da plateia.

A EM Carmen Pereira Delfim, na Vila Líder, também recebeu o Flitpp nas Escolas neste primeiro dia do cronograma, com sessões nos dois períodos, onde os alunos puderam assistir à apresentação das Histórias da Nana, grupo de contação de histórias, mediação de leitura e pesquisa em literatura infantil. No repertório das histórias: “Águas que contam e encantam”, “Bruxa, bruxa, venha a minha festa”, “Histórias africanas”, “O macaco e a velha”, entre outras.

Em ambas as unidades escolares, os alunos foram presenteados com a sacola do Flitpp nas Escolas, contendo o livro selecionado para cada grupamento.

Sequência ao cronograma

O Flitpp nas Escolas contará com programações para atender todas as unidades escolares da rede, da educação infantil à educação de jovens e adultos, entre os meses de outubro e novembro, que vai oportunizar o acesso à leitura aos 18.300 alunos integrantes da rede municipal, que serão presenteados com uma obra, conforme cada faixa etária. 

No projeto serão investidos cerca de R$ 500 mil, recurso viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação. Para os bebês atendidos nos berçários, foram adquiridos livros de banho, o indicado a esta idade. Para os alunos do ensino fundamental, entre as obras recebidas estão: “Vamos dormir, Nicolas?”, de Micaela Chirif; “A janela”, de Paula Vásquez; “Os Silêncios do Senhor Cordolines”, de Marcelo Simonetti; e “A história de um bichinho de pelúcia”, de Sara Bertrand.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, o Flitpp nas Escolas tem como objetivo promover a leitura e a literatura, proporcionar vivências artísticas e culturais, além de oferecer formações aos professores.

O lançamento oficial do Festival Literário de Presidente Prudente - Flitpp nas Escolas será nesta quinta-feira, na EM Rosana Negrão, às 8h30.

Nesta terça-feira, as unidades contempladas com as apresentações serão EM Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santa Tereza, e EM Antônio Moreira de Lima, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Pela manhã, os espetáculos são iniciados às 9h. Já à tarde, as atrações têm início às 14h.

Patrícia Motta

Alunos foram presenteados com a sacola do Flitpp nas Escolas, contendo o livro selecionado para cada grupo

Publicidade

Veja também