Fora da alçada

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/08/2025
Horário 04:15

Não tem sentido e nem lógica, do ponto de vista da competência, a Câmara Municipal propor e aprovar declaração concedendo Título Estadual. Mas, é o que acaba de ocorrer em Prudente, declarada pela edilidade como Capital Estadual da Batata-doce. 

NÃO GERA VALOR
Como não é da alçada do Legislativo municipal, tudo indica que não gera valor legal. O Plantão soube que o projeto foi “barrado” no jurídico, mas passou pelas comissões permanentes e foi para o plenário que votou favorável à declaração.

CARECE DE SENTIDO
Se não tem valor legal, é declaração de título meramente figurativo. Os produtores de batata-doce de Prudente merecem todo tipo de reconhecimento, mas não merecem o que não tem sentido e nem lógica. 

NADA DE PESSOAL
Com a devida vênia aos senhores vereadores, nessa formulação jornalística que tem obrigação de refletir sobre os fatos, o Plantão prefere não citar nome do autor da iniciativa e nem dos que votaram pela aprovação, inclusive por questão de respeito. 

NA ASSEMBLEIA
Conforme já noticiado, tramita na Assembleia Legislativa projeto do deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) para declarar Álvares Machado a Capital Estadual da Batata-doce. Projeto que entrou na pauta da sessão ordinária da última quinta-feira (21). 

FORA DO MÉRITO
O Plantão não entra no mérito se é Prudente ou Machado que merece o título, por conta de que os critérios do projeto são pautados em grande parte na subjetividade, por não oferecer, entre outras informações, dados comparativos. 

CAPITAL NACIONAL
Em 2018, na abertura da 1ª Batatec – Feira de Tecnologia da Batata-doce, na gestão do prefeito Nelson Bugalho (então PTB), o então deputado estadual Ed Thomas (que era PSB) falou sobre projeto federal para Prudente ser Capital Nacional da Batata-doce.  

COMISSÃO DE JUSTIÇA
O Plantão buscou informações atuais e encontrou projeto do deputado federal Capitão Augusto (PL), que entrou em trâmite na Câmara Federal, com o último registro de 2023, no qual a Comissão de Justiça dava prazo de 5 dias para apresentações de emendas. 

CALENDÁRIO TURÍSTICO
Tem projeto do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), aprovado em 2023, que inclui no calendário turístico do Estado de São Paulo a Feia Tecnológica da Batata-doce de Presidente Prudente e Região. Fato consumado. 

88,23% DOS PREFEITOS
No Pacaembu em São Paulo, no primeiro dia do 67º Congresso Paulista dos Municípios estiveram presentes 30 dos 34 prefeitos vinculados à Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema); conforme registro levantando ontem pelo Plantão. 

O QUE VALE MAIS
Em um dos três jogos de futebol entre gestores públicos, no que jogou o governador Tarcísio (Rep) e marcou de pênalti o gol da vitória, o goleiro foi o prefeito de Bernardes, Cleber (PP), que deve ter vivido o drama mais vale a defesa ou um convênio.

ECONOMIA PRIVADA
O Plantão tem ouvido nos bastidores de segmentos econômicos que o Parque Shopping Prudente poderá ganhar mais um piso (superior) e que o prédio onde ficava a Telhanorte, até 31 de março, será ocupado por grande marca de material esportivo.

Publicidade

Veja também