Fora de casa, Grêmio pega Itararé no domingo, no 1º jogo das quartas

FPF divulgou confrontos do mata-mata hoje, sendo que a volta ocorre no dia 20 em PP; com novo recorde no Prudentão, Carcará venceu XV e fechou 2ª fase na liderança da chave 8 e do geral 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 08/08/2022
Horário 21:36
Foto: Julhia Marquetti/ Grêmio Prudente
Jogadores do Grêmio comemoram segundo gol da partida de sábado, no Prudentão
Jogadores do Grêmio comemoram segundo gol da partida de sábado, no Prudentão

“Vamos subir, Grêmiooo! Vamos subir, Grêmiooo!”, entoou a inflamada torcida gremista de quase 2 mil pessoas, em comunhão com atletas e comissão técnica do Grêmio Prudente, após a vitória por 2 a 0 do Gavião Carcará sobre o XV de Jaú no último sábado, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão. Em duelo válido pela última rodada do grupo 8 da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bêzinha, o Grêmio assegurou a liderança na classificação geral do certame e fechou a segunda fase no topo da chave 8. 
Para continuar a jornada do acesso rumo à Série A3 do Paulistão na próxima temporada, a equipe prudentina precisará passar por um conhecido adversário da primeira fase: o Itararé. 
Hoje, a FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou em seu site as datas e horários dos quatro confrontos de 180 minutos das quartas de finais da Bêzinha. O primeiro capítulo do duelo entre Grêmio Prudente e Itararé será contado neste domingo, às 15h, na casa da Caçula, o Estádio Virgílio Holtz. No dia 20 deste mês, o Prudentão será o palco dos 90 minutos finais da peleja entre Carcará e Caçula. 
Por ter se classificado como o primeiro colocado do geral, o Grêmio Prudente joga com a vantagem da igualdade do placar. Caso, ao final dos 180 minutos, o placar agregado fique igual, a equipe de Marcos Campagnollo estará na decisão do acesso, a temida semifinal, onde, nas últimas duas temporadas, o Grêmio bateu na trave. 
Na coletiva de imprensa após a vitória sobre o XV, ao ser questionado sobre o mata-mata, Campagnollo falou sobre o adversário das quartas.“[O Itararé] é uma equipe muito difícil de se jogar. É uma equipe que empatou demais no campeonato, mas acho que a gente está numa crescente sabe?”, avaliou o técnico do Grêmio. “A gente vê no semblante dos atletas que nosso grupo [...], no dia-a-dia, no clima, sente o gosto de acesso”, completou o técnico, que manteve o discurso de pensar jogo a jogo, passo a passo, para chegar ao objetivo. 
Nos outros três duelos das quartas de final da Bêzinha, jogam São-Carlense x Inter de Bebedouro, Flamengo de Guarulhos x XV de Jaú e Itapirense x Penapolens. 

Grêmio 2 x 0 no XV de Jaú

Intenso. O segundo duelo entre Gavião Carcará e Galo da Comarca nesta temporada teve intensidade do começo ao fim, dentro e fora das quatro linhas. 
Com o recorde de público da torcida gremista no Prudentão quebrado em sequência, primeiro contra o Mauá, e no último sábado contra o XV, 1.973 pessoas demandaram apoio à equipe de Marcos Campagnollo durante boa parte dos 90 minutos. Ao som do bumbo, tamborim e repique da Escola de Samba Independentes da Zona Leste, que marcou presença pela primeira vez nas bancadas verdes do Prudentão, somado aos cânticos puxados pela torcida organizada Fúria Prudentina, o ambiente no estádio foi festivo e de apoio ainda maior aos atletas do Carcará. 
O primeiro grito de gol saiu da garganta da torcida prudentina aos 25 minutos etapa inicial quando o zagueiro João Victor concluiu a sobra de uma bola alçada por Rafinha na área do XV e abriu o placar para o Grêmio Prudente. Por sinal, as bolas paradas, “veneno” da equipe de Ricardo Costa, serviram de antídoto para a equipe de Marcos Campagnollo marcar superioridade no primeiro tempo. Foram através delas e das jogadas puxadas pelo lado direito com o atacante David, que o Carcará levou mais perigo ao gol de Felipe Mosquete, goleiro do time jauense. 
Na segunda etapa, o XV cresceu e por meio do “veneno” da bola parada pressionou o Grêmio ao longo dos 45 minutos finais, principalmente ao final do segundo tempo. Os escanteios do Galo da Comarca eram alçados sempre muito fechados e levaram perigo à zaga gremista e ao goleiro Igor, que fez seu primeiro jogo na temporada. Vacinados ao longo da semana contra a principal jogada do adversário, a linha defensiva e Igor não deixaram a bola entrar na meta defendida pelo Carcará. 
Um velho ditado do mundo dos esportes cunha que “o melhor ataque é a defesa”. A expressão foi literal para o Grêmio na partida contra o XV. Se João Victor abriu placar, o zagueiro Eduardo Biazus foi fundamental para fechar o marcador. O camisa 44 deu início a um contra-ataque fulminante para o Carcará. A pelota passou por Dí Maria, Sacramento e terminou nos pés de Biazus, que com habilidade, teve malícia para sofrer a penalidade. O pênalti foi convertido pelo meio-campo Rafinha Potiguar: Grêmio 2 x 0 XV.

“Sangue no olho"

Sobre a partida contra o XV, Campagnollo falou que a vitória sobre o Galo da Comarca, para além de uma preparação “de luxo” para o mata-mata, foi uma oportunidade de dar uma resposta ao desprezo de uma rádio local de Jaú, a qual o técnico não citou o nome, que não soube reconhecer a superioridade do Grêmio na vitória, também, por 2 a 0 na casa do XV, na rodada inicial do grupo 8 da segunda fase. 
“Eles falaram que o XV tinha tido uma noite infeliz naquele jogo. Momento algum, deram méritos para a nossa equipe e todo mundo viu que foi um baita de um jogo”, pontuou o treinador gremista. “[Então] a gente veio com sangue no olho aqui mesmo”, completou Camagnollo sobre a mentalidade da equipe ao encarar e vencer o XV de Jaú novamente.

Caio Gervazoni/ O Imparcial

1.973 pessoas emanaram apoio à equipe durante boa parte da vitória por 2 a 0 sobre XV de Jaú




 

Publicidade

Veja também