Formação de pós-graduandos cresce de 48 para 182

Já em relação aos matriculados na graduação, a elevação ficou em 7,69%, ao saltar de 2.691 estudantes para 2.898, em 11 anos

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 15/04/2017
Horário 09:06


O Anuário Estatístico da Unesp (Universidade Estadual Paulista) aponta que o número de alunos matriculados na pós-graduação, na FCT (Faculdade de Ciência e Tecnologia) de Presidente Prudente, apresentou crescimento na série histórica, de 2004 para 2015, com 238 e 599 registros, respectivamente. Quanto aos formados, essa elevação saltou de 48 para 182. Já no que diz respeito aos matriculados na graduação, a elevação no campus de Prudente ficou em 7,69%, ao saltar de 2.691 estudantes para 2.898, em 11 anos. A quantidade de formados cresceu 26,5% no mesmo período, quando foi de 449 para 568 diplomados, na FCT, que é a maior faculdade da Unesp em número de cursos de graduação e em número de alunos.

Jornal O Imparcial FCT é a maior faculdade da Unesp em número de cursos de graduação e de estudantes

De acordo com a Assessoria de Imprensa da universidade, no campus de Prudente, houve a criação de novos programas de pós-graduação nos últimos anos, o que levou naturalmente ao aumento no número de matriculados e formados. Explica que, em 2010, foram criados os programas de mestrado em Matemática Aplicada e Computacional e mestrado profissional em Geografia. Em 2013, criou-se o mestrado profissional em Ensino de Física. "Também houve a criação dos programas de doutorado em Educação, em 2009, e Fisioterapia, em 2015, respectivamente ", pontua.

Frisa que a FCT oferece 12 cursos de graduação, sendo que quatro deles são replicados no período noturno, o que dá um total de 16, nas três áreas do conhecimento: exatas, humanas e biológicas. "Além disso, oferece sete programas de pós-graduação, em níveis de mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante", destaca. "Em Prudente, o aumento na graduação foi pequeno, pois não houve a criação de cursos novos. Não há a possibilidade de crescimento desse número nos próximos anos, pois devido à crise econômico-financeira que estamos vivendo, não há a expectativa de criação de novos cursos ou de expansão de vagas, no médio prazo", revela.

"A FCT desempenha um importante papel na formação de jovens de Prudente e região em profissões de nível superior, além de alunos que vêm de outras regiões do Estado e também de outros Estados para estudar aqui", avalia a faculdade, por meio da assessoria. Relata que também são desenvolvidas na unidade pesquisas de ponta, com inserção nacional e internacional, vinculadas aos programas de pós-graduação, em várias áreas do conhecimento.

Expõe que professores da faculdade também coordenam projetos de extensão universitária, "que objetivam passar o conhecimento produzido no seio da universidade para a população da cidade e região, beneficiando milhares de pessoas, nas áreas da saúde, educação e tecnologia". Destaca, por exemplo, os mais de 1,5 mil atendimentos mensais realizados pela Clínica de Fisioterapia, que atende somente pacientes do SUS , bem como o Cursinho Ideal, que é um curso pré-vestibular voltado a alunos da rede pública, oferecendo 400 vagas, sem deixar de mencionar a Unati (Universidade Aberta a Terceira Idade), que atende idosos de Prudente e região, com o oferecimento de cursos em várias áreas do conhecimento.


PERFIL DA FCT


. Graduação: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Fisioterapia, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química;

. Pós-graduação: Ciências Cartográficas, Educação, Fisioterapia e Geografia;

. Área física: 389.600 m²;

. Área construída: 37.146,00 m²;

. 2.998 alunos de graduação;

. 599 alunos de pós-graduação;

. 239 professores;

. 212 servidores técnico-administrativos;

. Ambulatório de Fisioterapia;

. Pista de atletismo.

Fonte: Unesp

 

SAIBA MAIS


Inicialmente chamada de Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras de Presidente Prudente, a FCT foi criada em 1957, mas autorizada a funcionar apenas em 1959, com atividades dos cursos de Geografia e Pedagogia, no dia 3 de maio. Em 1963, foram autorizados os cursos de Matemática e Ciências Sociais; posteriormente ainda foram instalados os cursos de Licenciatura em Ciências e de Estudos Sociais. Em 1976, quando foi criada pelo governo do Estado de São Paulo a Unesp (Universidade Estadual Paulista) Júlio de Mesquita Filho, a FCT passou a se chamar Ipea (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais). Apenas em 1989, o campus de Presidente Prudente recebeu a denominação de Faculdade de Ciências e Tecnologia.

 
Publicidade

Veja também