Forte chuva deste domingo deixa estragos pela região sul de Prudente

Defesa Civil indica 21 ocorrências, sendo a maioria delas relacionada a quedas de árvores e troncos, que causaram obstrução de vias, sobretudo no Itaipu, Shiraiwa, Tropical e adjacências

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 18/12/2023
Horário 15:15
Foto: Defesa Civil
Temporal causou queda de placa de mercado atacadista no Jardim Monte Alto
Temporal causou queda de placa de mercado atacadista no Jardim Monte Alto

A forte chuva que caiu sobre Presidente Prudente neste domingo deixou estragos, principalmente pela região sul da cidade. Após a intempérie, Prefeitura e a Defesa Civil atenderam 21 ocorrências, sendo 16 casos de quedas de árvores e troncos que causaram obstrução de vias, sobretudo no Jardim Itaipu, Parque Shiraiwa, Jardim Tropical e adjacências. 

De acordo com o órgão, houve também registros isolados de destelhamento, queda de alambrado em um estabelecimento comercial no Jardim Itaipu e também de uma placa de um mercado atacadista no Jardim Monte Alto. As consequências da chuva não deixaram vítimas.

Segundo a Prefeitura, todos os locais foram vistoriados e sinalizados até a madrugada desta segunda. Pela manhã, as equipes ficaram empenhadas na retirada de galhos nos bairros da região sul de Prudente. 

A Estação Meteorológica da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) indica que a quantidade de chuva registrada neste domingo foi de 37 mm, equivalente a 38% do que já choveu neste mês, com rajadas de vento que chegaram a 41 km/h. De acordo com a estação, a média de chuvas em dezembro é de aproximadamente 200 mm. 

Foto: Defesa Civil - Maioria das ocorrências foi relacionada a quedas de árvores e troncos

Foto: Defesa Civil - Estragos ocorreram neste domingo, em Prudente

Foto: Defesa Civil - Quantidade de chuva registrada neste domingo foi de 37 mm

Curso de treinamento

A Escola de Defesa Civil informa que as inscrições para a edição extra do Treinamento Chuvas de Verão 23/24 estão abertas. O curso será ministrado presencialmente nas cidades de Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília.

A edição em Prudente acontecerá no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) “Santo Paschoal Crepaldi”, na Rua Roberto Mange, 151, no Jardim Marupiara, nesta quarta-feira, das 8h às 17h. O treinamento visa proporcionar conhecimentos essenciais para enfrentar os desafios das chuvas de verão, promovendo a conscientização e preparação adequada.

Durante as aulas, serão abordados temas relevantes para a preparação e resposta a situações de chuvas intensas, incluindo previsão meteorológica, a estrutura da Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) em logística humanitária, situações de anormalidade, assistência social em casos de emergência e a elaboração de mapas comunitários de risco.

As inscrições e informações adicionais estão disponíveis no site da Escola de Defesa Civil (escola.defesacivil.sp.gov.br).

Publicidade

Veja também