Franquias de PP faturam R$ 92,9 milhões

O volume corresponde a 0,1% da movimentação financeira registrada no setor em 2011, de R$ 88,8 bilhões.

PRUDENTE - Iury Greghi

Data 30/10/2012
Horário 09:02
Nascidas em Presidente Prudente, as franquias Roasted Potato, Scada Café, Casa do Crepe e Health Cred somam atualmente 110 unidades espalhadas por todo o País, que faturaram R$ 92,9 milhões no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O volume corresponde a 0,1% da movimentação financeira registrada no setor em 2011, de R$ 88,8 bilhões.

Três das quatro marcas pertencem ao segmento de alimentação e bebidas. A empresa de batata recheada, inaugurada em 1985 e adaptada ao formato de franchising em 1995, é a que possui o maior número de franqueados. São 71, em 13 Estados brasileiros, além do Distrito Federal e nas cidades de Pedro Juan Caballero e Salto Del Guairá, no vizinho Paraguai. Apesar de a marca ter sido adquirida por empresários da capital paulista no início do ano, a empresa continua a ter forte ligação com Prudente, como aponta o consultor da franquia, Diego César Pereira. "A batata é um exemplo de franquia que cresceu junto com o próprio comércio da cidade, faz parte da cultura daqui", lembra.

Em seis anos, o Scada Café já alcançou dez Estados brasileiros, com 16 unidades em funcionamento e outras quatro a serem inauguradas até março, entre elas, uma em Teresina (PI) e outra em Marabá (PA). Entretanto, os planos do franqueador Eduardo Simões, de 31 anos, são mais ambiciosos. "Temos um namoro bastante aquecido com empresários de Nova Iorque para abrirmos uma empresa por lá e internacionalizarmos a marca", declara. As negociações devem ser finalizadas no ano que vem.

 

Pioneiro

Única creperia do País a adotar o modelo de franquia, a Casa do Crepe pode ser encontrada em dois pontos de Presidente Prudente, um em São Paulo e outro em Recife (PE), há mais de 3 mil quilômetros da região. "Quanto mais longe a franquia é aberta, mais difícil é o controle do padrão. Por isso, temos algumas pessoas que fazem uma sondagem na loja para verificar se a identidade da casa está sendo preservada", comenta o empresário e fundador da franquia, Neder Izaac, de 34 anos.

Há quatro anos no mercado de franquias, Izaac planeja pelo menos mais duas franquias no projeto de difundir a marca no interior paulista. "Estamos de olho nos mercados de Bauru, Araçatuba e outras cidades desse porte no Estado", destaca.

 

Crédito médico

No segmento de negócios, serviços e conveniência, desponta a empresa prudentina Health Cred, especializada em conceder créditos para a realização de cirurgias, partos, tratamentos odontológicos, implantação de próteses, entre outros procedimentos, conforme o site da franquia. São 14 unidades em funcionamento atualmente.

 

Em alta

A evolução das franquias prudentinas acompanham uma tendência nacional de crescimento do franchising. Em 2011, o segmento cresceu 16,9% em comparação ao ano anterior, com faturamento de R$ 88,8 bilhões, o que representa 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. "Para quem ambiciona expandir os negócios, o franchising é um formato seguro e eficiente, mas que demanda dedicação e, sobretudo, submissão ao padrão da franquia", alerta Simões, do Scada Café.

"Por mais que seja um investimento recomendável, até porque a franquia traz consigo o peso da marca, é necessário um estudo de mercado aprofundado, para ver a viabilidade de se inaugurar determinada franquia na cidade, porque nem todas as empresas se adaptam à realidade local", resume Pereira, que além de consultor da Roasted Potato, é especialista em gestão empresarial.
Publicidade

Veja também