Fraternidade contra a fome

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 19/02/2023
Horário 05:00

A CF (Campanha da Fraternidade) 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Essa é a terceira edição da CF que aborda a questão da fome: em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”; em 1985, com o lema “Pão para quem tem fome”, antecipando a preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida.
Diante do agravamento da segurança alimentar e nutricional no contexto nacional, o tema foi escolhido bem depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife nos dias 11 a 15 de novembro de 2022, com o tema “Pão em todas as mesas”. O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído segundo levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida de sua alimentação.
Deste modo, a CF 2023 é uma forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome. O lema segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) porque ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Dessa forma, a CF quer sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Na apresentação do texto-base da CF, a presidência da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) chama a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.
O texto-base tem quatro capítulos. A reflexão tem início no capítulo I – “Na fonte da Palavra” com base no texto bíblico que inspirou o lema desta campanha. No capítulo II – “Ver a realidade da fome”, o texto aborda as causas e os números da fome no Brasil bem como apresenta iniciativas em curso no país para sua superação. No capítulo III – “Iluminar com a luz da Palavra”, a publicação busca os fundamentos bíblicos e do magistério da Igreja que apontam a fome como um flagelo a ser superado. O capítulo IV – “Agir para transformar a realidade da fome” aponta uma série de sugestões para combater a fome no plano pessoal, comunitário-eclesial e da ação sociopolítica.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também