Frigorífico, sindicato e MPT tentam novo acordo nesta 5ª

REGIÃO - Jean Ramalho

Data 11/08/2016
Horário 15:26
 

Dez dias depois da primeira tentativa, empresa, sindicato e MPT (Ministério Público do Trabalho) tentam hoje uma nova solução para o impasse envolvendo o encerramento das atividades e a dispensa dos funcionários da unidade de Presidente Epitácio da JBS/Friboi. As partes ficarão frente a frente com a juíza Andreia Nogueira Rossilho de Lima, a partir das 15h, para outra audiência de conciliação, na Vara do Trabalho de Presidente Venceslau.

Jornal O Imparcial Funcionários da JBS/Friboi aprovaram contraproposta em assembleia realizada ontem

Na ocasião, o MPT, por meio da procuradora Renata Aparecida Crema Botasso, deverá insistir na nulidade das demissões por suposto abuso do poder econômico por parte da empresa. Por outro lado, o Sintiapp (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Presidente Prudente e Região) já estuda ceder à possibilidade do fechamento definitivo da unidade e, por isso, preparou uma contraproposta à JBS/Friboi, que foi aprovada na manhã de ontem, após a realização de uma assembleia entre o sindicato e os funcionários.

De acordo com Roberto Moreira, presidente do Sintiapp, durante a reunião ficou definido que os trabalhadores pedirão o pagamento de cinco salários nominais, ou seja, o valor estipulado no holerite de cada um, por ano de trabalho, além de 12 cestas básicas para cada funcionário dispensado. O sindicato também pedirá que os funcionários que tiverem estabilidade permaneçam trabalhando na empresa sem a redução do salário, bem como de bonificações.

Outra exigência que será apresentada à JBS/Friboi na audiência é a estabilidade de 12 meses para aqueles funcionários que aceitaram transferência para unidades localizadas nos Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás ou Minas Gerais. Além da garantia de emprego ou pagamento previdenciário para aqueles que estão para se aposentar nos próximos 24 meses. "Nosso desejo é que esses empregados continuem trabalhando, ou que pelo menos seja pago o INSS deles até eles arrumarem outro emprego", afirma o sindicalista.

 

Acordo de paz

A nova audiência de conciliação é mais uma tentativa da juíza Andreia Nogueira Rossilho de Lima de selar a paz entre as partes envolvidas nas negociações. No entanto, Roberto Moreira prevê que esse desfecho não deverá ocorrer tão fácil assim. "A empresa tinha oferecido valores bem menores que esses que vamos pedir. Algo entre R$ 1 mil e R$ 2,7 mil por funcionário. Então, desde já acreditamos que será difícil fechar a negociação neste encontro", vislumbra o representante dos 795 empregados da unidade de Epitácio.

Procurada, a JBS/Friboi confirmou a participação na audiência agendada para hoje, na Vara do Trabalho. No mais, informou apenas que "não comenta processos em andamento".

 
Publicidade

Veja também