Frio intenso começa amanhã na região de Prudente

Massa de ar frio que avança sobre o sul do país tem grande potencial para fazer temperaturas mínimas despencarem no oeste paulista; Defesa Civil emitiu alerta de possiblidade de geadas

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 27/07/2021
Horário 17:41
Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress
Defesa Civil alerta sobre possibilidade de formação de geada na região
Defesa Civil alerta sobre possibilidade de formação de geada na região

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor temperatura registrada em Presidente Prudente foi de -1,8 °C em 18 de julho de 1975. E, a partir de amanhã, os termômetros devem alcançar uma temperatura mínima próxima a este recorde negativo. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a população sobre a alta possibilidade de frio intenso e formação de geada na região já nesta semana. A temperatura mínima entre quinta e sexta-feira, conforme indica o órgão, pode chegar a 0 ºC, com sensação térmica de -1 ºC. 

Segundo o climatologista Vagner Camarini Alves, a queda acentuada da temperatura se deve ao avanço de uma massa de ar frio de origem polar que progride sobre a região sul do Brasil. “Esse frio vai atingir em cheio certas regiões do país. A friagem pode chegar até Cuiabá [MT] e Porto Velho [RO], por exemplo. Aqui na região de Prudente, há uma grande possibilidade de termos a madrugada mais fria do ano”, explica o climatologista.

Conforme conta Camarini, entre quarta e sexta-feira as temperaturas vão cair consideravelmente. “O modelo meteorológico que utilizo indica temperaturas mínimas próximas a 4 ºC”, aponta. De acordo com o especialista, não há possibilidade de chuvas consideráveis para o oeste paulista, e, caso elas venham, serão fracas e em pontos isolados. 

Vale lembrar que a frente fria é sempre acompanhada de uma situação pré-frontal, que chega antes e tem como característica trazer calor e diminuir a umidade relativa do ar. 

Terceira frente fria

O oeste paulista enfrentou a passagem de duas frentes frias neste mês. Uma no começo e outra em meados de julho. A previsão é que esta nova frente fria, que chega nesta quarta à região de Prudente, deve ser a mais intensa dos últimos anos. Há grandes possiblidades de geadas nas zonas rurais da região. A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda atenção especial às pessoas em situação de rua, crianças e idosos. Tanto é que o Inmet emitiu um alerta laranja para toda extensão centro-sul do País. O alerta classifica o declínio de temperatura como perigoso risco à saúde.

Doação de agasalhos

A população em situação de rua é a que mais sofre nos momentos de frio intenso. A lamentável situação de exclusão social que o país vive há mais de 500 anos faz com que muitas pessoas não tenham condições suficientes para sobreviver, quanto mais para se agasalhar com dignidade. Por isso, as pessoas podem ajudar a amenizar o frio dos irmãos de rua.

O Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente está disponível para receber as doações da Campanha do Agasalho durante a semana, sempre das 8h às 17h. A entidade disponibilizou um carrinho que fica do lado de fora do prédio para a população depositar os itens. O prédio fica na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431, no Jardim Marupiara. O telefone para mais informações é o 3222-1881.

Publicidade

Veja também