Funasa inaugura escritório regional em Presidente Prudente

Entre os serviços está a assistência em atividades de saneamento ambiental e elaboração de planejamento em ações de saneamento básico

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 18/06/2021
Horário 12:34
Foto: Roberto Kawasaki
Escritório fica na Rua Ribeiro de Barros, 1.159, no Centro de Presidente Prudente
Escritório fica na Rua Ribeiro de Barros, 1.159, no Centro de Presidente Prudente

Foi inaugurado hoje, em Presidente Prudente, o escritório regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), por meio da Suest-SP (Superintendência Estadual da Funasa em São Paulo). A cerimônia ocorreu durante a manhã, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. 

Por meio do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) nº 01/2021 entre a Suest-SP e a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), o escritório, que fica na Rua Ribeiro de Barros, 1.159, atenderá a 281 municípios do Estado de São Paulo, nas regiões sudoeste e noroeste. Conforme a Fundação, Prudente centralizará os assuntos pertinentes às prefeituras de São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba e Marília, sendo 249 cidades com menos de 50 mil habitantes. 

A proximidade oferecerá assistência técnica:

  • nas atividades referentes ao saneamento ambiental;
  • elaboração de planejamento regional ou municipal em ações de saneamento básico;
  • além de incentivar e orientar as atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

Coronel Giovanne Silva, presidente da Funasa, explica que nos últimos 12 meses a Fundação tem passado por uma reestruturação, e por determinação do governo federal, implementa ações para aproximar a Funasa da sociedade e municípios. 

“Descentralizar a administração da Funasa aqui para essa cidade, que tem uma representação muito grande na região, vai significar a aproximação de aproximadamente 280 municípios. Vai ficar tudo mais fácil para ter acesso ao serviço da Funasa, definir estratégias corretas para a implementação da política pública”, afirma.

O superintendente da Suest-SP, Ronaldo Camargo, lembra sobre a importância da parceria junto às prefeituras. “A Funasa tem que estar nas cidades, os grandes mandantes, legalmente falando, do saneamento básico, são os prefeitos. E se a Funasa, que é um dos três entes federais que coordena isso nacionalmente, não estiver próxima a eles, não vamos conseguir chegar com essa meta desafiadora que é o marco regulatório”, expõe.

Com a vinda do escritório regional, a parceria tende a estreitar. “Estaremos nas prefeituras, e não as prefeituras vão ter que estar correndo atrás da Funasa”, afirma Ronaldo.


Roberto Kawasaki - Evento ocorreu no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, no Matarazzo

"Saúde" é o benefício

Para o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), que preside a Unipontal, o benefício do escritório regional é a saúde. “Prudente é referência, capital do interior, nós temos expertise, condições, infraestrutura, e esse ajuntamento que a gente fez com os 32 municípios da Unipontal para receber outros municípios, é a solução mais rápida de saúde para as pessoas”. 

“Trabalhamos para que a sede fosse aqui, para que a gente pudesse atender não uma região micro, mas macro, resolvendo problemas. Os prefeitos tinham que sair daqui para São Paulo, Distrito Federal, para às vezes pegar uma assinatura. Agora, tudo isso será resolvido aqui com uma parceria da Unipontal”, explica.


Roberto Kawasaki - Superintendente Ronaldo, prefeito Ed Thomas e coronel Giovanne


Roberto Kawasaki - Representantes de municípios estiveram presentes na cerimônia de inauguração

Veja também