Fusão DEM-PSL

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/09/2021
Horário 03:39

Dentre os principais assuntos da política nacional está a fusão do DEM-PSL para formar a maior bancada da Câmara Federal, obter maior peso nas votações, maior volume de recursos do Fundo Partidário e maior tempo de televisão nas eleições de 2022.

DOIS VEREADORES
O Plantão quis saber se essa discussão passa pelos vereadores do DEM em Presidente Prudente, que são o médico Enio Perrone e o servidor público municipal Joãozinho da Saúde. O PSL não tem nenhum ocupante de cargo eletivo na cidade.

APENAS NA MÍDIA
Enio disse saber da possível fusão pela mídia, que conversou com seu companheiro de bancada e que ainda não sabiam se houve alguma conversa com a principal liderança do DEM local, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã.

PONTO DE VISTA
Os dois vereadores buscam por um ponto de vista mediante a compreensão sobre as suas situações político-partidárias em relação à fusão e caso ocorram mudanças na legislação eleitoral. Por isso, ainda não têm opinião formada sobre o assunto.

VEM DE CIMA
Fato é que o debate da fusão DEM-PSL não passou oficialmente pelos vereadores de Prudente e muito provavelmente não passará pelas cidades do interior ou até de capitais, já que quase em tudo da política brasileira as decisões são de cima para baixo.

MAIOR PARTIDO
A fusão deverá resultar no maior partido de direita do Brasil, com bancada de 81 deputados federais, juntando os atuais 53 do PSL e 28 do DEM; caso não haja a saída de alguns deles para posterior filiação em outros partidos.

TERCEIRA VIA
O DEM já disse sim. Para esta terça-feira (28) é esperado o sim do PSL. Além do peso nas votações, do tempo de televisão e dos R$ 160 milhões do fundão, a fusão poderá trabalhar a chamada terceira via; com candidato próprio à presidência da República. 

AS MAIORES
Além do PSL inflado pelo efeito eleição do presidente Jair Bolsonaro, atualmente as maiores bancadas da Câmara Federal são as do PT, também com 53 deputados; PL e PP com 42 parlamentares cada. 

NOVA FILIAÇÃO
Dentre as poucas legendas em atividade permanente em Prudente e que faz divulgação dos seus atos, o Podemos anuncia a filiação da empreendedora no setor educacional, a administradora de empresa Maria José “Mazé” Gomes Ferraz Schnaider.

BREVE PERFIL
Ela foi filiada ao Cidadania sem se candidatar a cargo eletivo; trabalhou no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional do Transportes); é de uma numerosa família de 10 irmãos; e atua no segmento do ensino à distância.

GRANDE GANHO
Para o presidente da executiva municipal do Podemos, Juliano Borges, a filiação de Mazé representa grande ganho para o partido, por pelo menos dois motivos especiais: a capacidade empreendedora e a visão social.

BEM RECEBIDA
A nova filiada foi bem recebida, inclusive com manifestação pública do vereador Mauro Neves (Podemos). Mazé passa a integrar o Podemos Mulher, coordenado por Sara Lopes, que promove o protagonismo e o empoderamento das mulheres.

Publicidade

Veja também