Futebol feminino começa em Prudente

Bola rola a partir deste sábado até o dia 14 deste mês, no 48º Campeonato Estadual, com a participação de 17 equipes no Caetano Peretti, Prudentão e Campo do Santa Paula

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 07/12/2019
Horário 06:31
Jean Ramalho - Representantes das cidades participantes do Estadual no sorteio dos grupos ontem à tarde
Jean Ramalho - Representantes das cidades participantes do Estadual no sorteio dos grupos ontem à tarde

A abertura oficial foi na noite de ontem, no Campo Sintético do Parque do Povo, em Presidente Prudente, mas a bola rola pra valer com as meninas mostrando que entendem muito bem do esporte ainda considerado por alguns como sendo de meninos, a partir de hoje, com o primeiro jogo do 48º Campeonato Estadual de Futebol Feminino. A competição, que será disputada no Estádio Municipal Caetano Peretti, Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, e Campo do Santa Paula, segue até o dia 14, com a participação de 17 equipes, sendo dez na categoria sub-14 e sete na sub-17.

Além de sediar o evento, o município também disputa em ambas as categorias comandadas pelo técnico André Ribeiro e Leniza Garrido, respectivamente. Às 9h30, o sub-17 de Prudente entra em campo contra Registro, no Caetano Peretti.

Na tarde de ontem, os grupos foram definidos por meio de sorteio no Centro Cultural Matarazzo. Já os horários dos jogos, todos com entrada gratuita, ainda não haviam chegado a uma definição certa se todos serão de manhã ou a necessidade de à tarde também.

Chefe do Comitê Dirigente do campeonato, Rodolfo Joaquim Salgado Moraes Júnior, 57 anos, falou sobre a importância da divulgação do futebol feminino e dessa parceria entre a Secretaria de Esportes de São Paulo e Prefeitura, por meio da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes). “Só tenho a agradecer a Prefeitura de Prudente por darem todas as condições das meninas praticarem um bom futebol, um bom jogo. Excelentes campos, maravilhosos alojamentos, e o atendimento para conosco do Comitê Dirigente”, declara.

“AINDA É MUITO DIFÍCIL PARA AS MULHERES PRATICAREM PORQUE TEM POUCAS EQUIPES E FALTAM INVESTIMENTOS, UM INCENTIVO MAIOR. TANTO QUE AS ATLETAS QUE SE DESTACAM NÃO FICAM POR AQUI, VÃO EMBORA”

Rodolfo Joaquim Salgado Moraes Júnior

Lá fora, conforme ressalta, o futebol vem sendo divulgado há 30, 40 anos, “mas aqui no Brasil ainda está engatinhando por ‘N’s motivos, preconceito, instituições que não dão tanto valor para difundir. Está caminhando, mas é um trabalho de formiguinha, por isso ainda é muito difícil para as mulheres praticarem porque tem poucas equipes e faltam investimentos, um incentivo maior. Tanto que as atletas que se destacam não ficam aqui, vão embora”, expõe Rodolfo Joaquim.

FOMENTO À

CATEGORIA

Conforme o diretor da DREL (Delegacia Regional de Esporte e Lazer), Edvaldo Benedito de Brito, o Dito, dentre vários motivos, o campeonato é importante para difundir, fortalecer essa modalidade e aumentar o número de participantes. “A nossa expectativa é de uma grande competição em nossa cidade. Estamos muito otimistas, sabemos que veremos um forte nível técnico das equipes aqui e isso é bom. Convidamos o público em geral para apreciar o campeonato, para incentivar as meninas neste grande evento de suma importância para o esporte”, acentua.

Técnico do sub-14, André acrescenta que a iniciativa da Semepp em formar uma categoria de futebol feminino até 14 anos é recente. “Então mesmo não tendo o mesmo tempo de treinamento que as outras equipes na final do Estado, vamos tentar fazer o melhor, levando em conta que o principal objetivo é fomentar o futebol feminino na cidade!”, acentua André Ribeiro, técnico das meninas Maria Vitória e Maria Eduarda – goleiras; Laís, Emily, Beatriz, Vitória, Gabrielly, Natália, Camily, Maria Júlia, kayani, Heloah, Clara, Maria Fernanda, Ingrid, Maria Mariah, Vitória Pereira, Kerry.

 

Box

ATLETAS INSCRITAS - EQUIPE SUB-17

Leniza Garrido - técnica

Fernanda Grama - auxiliar técnica

Anelise Viana - massagista

Alana Silva - goleira

Ana Alice - Atacante

Bianca Nezo - volante

Daniely Duarte - meia

Danylla Bastos - meia

Eduarda Marconi - volante

Evelyn Gomes - Atacante

Giovana Ferreira - meia

Kaylaine dos Santos - zagueira

Kawane Sipriano - goleira

Laisa da Silva - meia

Maria Vitória Santos - lateral

Naely de Oliveira - zagueira

Natália de Lima - lateral

Natanaelly dos Santos - atacante

Stefanny Reis - atacante

Ysabella Rodrigues - zagueira

 

 

Fotos: Jean Ramalho

Rodolfo, chefe do Comitê Dirigente, elogiou estadia e recepção

 

Dito convida público para assistir aos jogos a partir de hoje

 

Publicidade

Veja também