Futebol Indianense

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 22/09/2021
Horário 03:33

Aplausos aos craques de Indiana que conquistaram a Segunda Copa SP Cap Prudente de Futebol Society. Foi uma bela conquista, levando o título mais importante desta temporada, em nossa região. O time recebeu, além do título, premiação em dinheiro. Participaram do certame 64 equipes de nossa região. A final foi espetacular, com vitória do Indiana obre o União/AJ City, decisão nos pênaltis, já que o placar terminou empatado por um gol de cada lado.

E POR FALAR EM FUTEBOL
A vitória do time indianense trouxe boas lembranças do CAI (Clube Atlético Indianense), que nos áureos tempos do futebol amador regional conquistou vários títulos. E revelou grandes craques como Betinho, Aroldinho (jogou na Prudentina), Déquinha, Martinzinho, Norberto Boca (atuou na Prudentina), Tonhão, e tantos outros. O estádio Capitão Withaker foi palco de muitas vitórias do nosso querido CAI. Os ex-jogadores Dequinha, Tonhão e Boca ainda estão entre nós, morando em Indiana. O ex-goleiro Martinzinho mora em Martinópolis.

PROMOÇÃO FOI SUCESSO
O Pedal Solidário, realizado no último domingo, foi um sucesso absoluto, tendo angariado cerca de meia tonelada de alimentos, de acordo com informações dos organizadores. Reuniu 334 ciclistas, que fizeram um trajeto considerável, incluindo o seringal, sempre com um carro de som orientando os participantes. Houve o apoio de seis bombeiros civis, com diversos pontos de apoio servindo água aos ciclistas. Dois carros da Secretaria de Saúde, e um veículo para resgatar os ciclistas. O ponto final ocorreu na Praça da Matriz, com vários sorteios de prêmios. A promoção terminou com alegria para todos que participaram e, principalmente, pelo grupo organizador, superando as expectativas e deixando a certeza de um novo Pedal no ano que vem.

INDIANENSES SUGEREM CICLOVIA
Um indianense sempre voltada para as boas causas sugeriu à nossa coluna que se cobrasse da administração municipal a construção de uma ciclovia às margens da Rodovia Municipal Elias Salomão, desde o início no trecho do Residencial das Palmeiras até a divisa com Regente Feijó. Acostamento é precário, então que se construa naquele espaço uma ciclovia, que seria bastante conveniente aos ciclistas e pedestres. Sabemos que muitos ciclistas fazem o trajeto de forma perigosa, por ser uma estrada bastante sinuosa.

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO
Também é um assunto bastante ventilado por pessoas que solicitam diariamente uma providência do poder público, no que concerne à realização de uma coleta do lixo eletrônico, uma ação que se faz necessária com frequência. O ano já se encaminha para seu final e não vimos até agora nenhuma atividade no sentido de uma limpeza desses materiais que são descartados de forma errada em qualquer ponto de nossa cidade. Observa-se que pilhas, baterias, lâmpadas e restos de aparelhos eletrônicos são jogados por toda a cidade de forma indiscriminada. Não seria uma regra específica de Indiana, pois o mundo todo pede socorro, e muitas pessoas, sem consciência, se livram desses restos nocivos à natureza, pelas ruas e terrenos do município.

MUTIRÃO DA LIMPEZA
As forças vivas da cidade, aquelas pessoas abnegadas e sem preguiça, poderiam tomar a iniciativa de promover um mutirão da limpeza, para uma limpeza geral, livrando a cidade do lixo eletrônico, espalhado por diversos cantos do município. Mas essa atividade tão saudável deveria ser constante, para que não houvesse tempo de se acumular tantos restos de aparelhos eletrônicos poluindo nossa natureza.

INTERNET POLUINDO NOSSA MENTE
Parece que é tudo bem programado para vender diversos produtos pela internet. Houve um período em que as redes mostravam publicidades de cartões de crédito, mesmo aos que tenham nome sujo. Não parou, mas deu uma diminuída, e começou a propaganda para os medicamentos que "curam" impotência sexual. São milagrosos e muitos acreditam e acabam comprando mesmo sem saber se podem tomar, com o risco de ter um piripaque. Agora o que está aparecendo é a "cura" da próstata, com fórmulas até de sementes de abóbora. 

DENGUE NOVAMENTE
Com o aparecimento da Covid-19, boa parte da população esqueceu-se de cuidar de um problema que pode causar a morte, ou seja, a dengue. Ela está novamente causando problemas de saúde, e muitas pessoas estão sendo contaminadas por mosquitos criados no próprio quintal. A falta de cuidados, permitindo a ação do mosquito transmissor, tem feito muitas vítimas, algumas chegando a óbito, por simples descuido, ao permitir a sujeira e vasilhas com restos de água em sua propriedade. Num simples vaso de flor está o perigo, bastando atenção constante para evitar a proliferação. 

E MOTOQUEIROS CONTINUAM
E os motoqueiros irresponsáveis continuam empinando motos pelas ruas de Indiana. O problema é que algumas dessas motos mantêm escapamentos abertos causando um ruído ensurdecedor, causando sérios transtornos, principalmente, no período noturno, incomodando pessoas de todas as idades. Com a palavra, as autoridades do município, urgente.

EM TEMPO
Pequenos riachos acabam se convertendo em grandes rios. Continue andando e fazendo.

Publicidade

Veja também