Futebol tem o poder de transformar vidas e promover a inclusão

EDITORIAL -

Data 13/10/2021
Horário 04:00

“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. A frase, presente em um dos grandes sucessos do Skank, diz muito a respeito da criança brasileira. O futebol é uma paixão nacional, que mobiliza torcidas, une amigos e familiares à frente da TV ou numa simples pelada no campinho no sábado à tarde. É capaz de criar no imaginário infantil as mais variadas emoções, por tudo que este esporte representa e também por todos os ídolos que carrega. 
Uma bola nos pés de uma criança pode ser o começo de uma bela história, a realização de um sonho e até mesmo mudança de vida... São garotos que almejam ser um Neymar, um Cristiano Ronaldo, um Messi... E por que não sonhar? Por que não correr atrás? 
Na última semana, conforme noticiado neste diário, a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) anunciou a abertura das inscrições, que seguem até o começo de novembro, para o projeto Futebol Social. As aulas de futebol feminino e masculino serão destinadas a crianças de 9 a 13 anos. De maneira gratuita, os treinos ocorrerão no campo do Centro de Treinamento Flávio Araújo, no Jardim Everest. 
Conforme o secretário municipal de Esportes, André Domingos, o intuito é dar início aos treinos do projeto ainda neste ano, provavelmente em dezembro. E com grande participação da garotada, com cerca de 300 crianças frequentando as aulas do Futebol Social. 
Pequenos que, ao invés de estarem nas ruas aprendendo o que não presta, terão a oportunidade de fazer novos amigos; ter o primeiro contato, talvez, com a modalidade; praticar uma atividade, ser um adepto do esporte.
Mesmo com a grande quantidade de informações sobre os benefícios das atividades físicas, divulgadas frequentemente pela mídia, é cada vez menor o número de pessoas que se exercitam regularmente no país, contribuindo, assim, para o alto índice de sedentarismo, até mesmo entre as crianças. 
Antigamente, os pequenos corriam na rua, jogavam bola, soltavam pipa, brincavam de esconde-esconde, pega-pega e queimada, não ficavam parados. Hoje a maioria fica grande parte do tempo sentada, assistindo TV, jogando videogame, usando o celular, o computador ou o tablet. 
Quer presente melhor do que esse para o Dia das Crianças? Inscreva-o (a) no projeto. Crianças que dificilmente teriam acesso ao esporte poderão, até mesmo, mostrar que tem talento. Se este é o sonho do (a) seu (sua) filho (a), invista, apoie-o (a)... ajuda a divulgar a ação! Muito mais que melhorar a saúde e o condicionamento físico dos pequenos, o Futebol Social deve promover a integração e a socialização das crianças... Transformar vidas!

Publicidade

Veja também