Gabriel Boza é convocado para Sul-Americano 

Competição, que abre a temporada nos dias 27 e 28 de janeiro, será disputada na cidade de Cochabamba, na Bolívia

Esportes - ALINE MARTINS

Data 11/01/2024
Horário 19:23
Foto: Reprodução
Lista dos atletas foi divulgada ontem, pela CBAt
Lista dos atletas foi divulgada ontem, pela CBAt

“Muita alegria!” É assim que o técnico, Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, destaca a convocação de Gabriel Luiz Boza, 20 anos, atleta da APA/TCPP/Semepp, de Presidente Prudente, para a prova do salto em distância no Campeonato Sul-Americano Indoor 2024. A lista dos atletas foi divulgada nesta quinta-feira, pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). A competição, que abre a temporada nos dias 27 e 28 de janeiro, será disputada na cidade de Cochabamba, na Bolívia

“Como costumo dizer sempre referindo-se ao sentimento... de dever cumprido! Sentimento de realização pessoal e de esperança para aquelas crianças do nosso projeto Talento Olímpico que, assim como o Boza, têm no esporte uma oportunidade de transformação de vida”, enfatiza Montanha.

Em relação aos treinamentos, Montanha destaca que continuarão com o processo de transição. “Continuamos o processo natural de transição dos trabalhos de base [condicionamento geral] para o específico [competitivo] e a intensificação vai acontecendo naturalmente, uma vez que o nosso principal objetivo é o índice olímpico”, salienta.

O bom desempenho do atleta no Desafio CBAt, em Bragança Paulista, ontem, o qualificou para Cochabamba. Ele venceu com 7,98m (metros). “Ele já havia conquistado essa vaga devido à boa temporada de 2023. Porém, até quarta-feira ele poderia ser desbancado por algum outro atleta. Então, ontem [quarta] foi de fato a confirmação de seu merecimento: a convocação que se deu nesta quinta-feira”, salienta o técnico.

Feliz e motivado

“Feliz pela convocação, que já era esperada. Mesmo se eu não saltasse esse 7,98m eu ia ser convocado. Mas, esse 7,98 na primeira competição do ano deu uma motivação a mais para querer saltar bem no Sul-Americano e em outras competições desta temporada. Estou muito feliz com essa convocação, representando mais uma vez nosso país, junto com atletas adultos. Lembrando que eu sou sub-23 e vou representar o Brasil em uma competição de adultos, então fica mais incrível ainda”, frisa Gabriel.

“LEMBRANDO QUE EU SOU SUB-23 E VOU REPRESENTAR O BRASIL EM UMA COMPETIÇÃO DE ADULTOS, ENTÃO FICA MAIS INCRÍVEL AINDA”
Gabriel Luiz Boza

Destaca ainda que o alvo principal no momento está nas Olimpíadas. “Claro, que são possibilidades. E, eu e meu treinador vamos trabalhar em cima dos índices e para as Olimpíadas preciso de 8,27m. Levando em consideração o 7,98m na primeira competição do ano, sinto que está na perna, é só questão de tempo e ajustes para eu conseguir essa marca”, vibra Gabriel.

Gabriel segue treinando em sua cidade natal, São José dos Pinhais, até que a pista da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente fique pronta. “Ele recebe o treino semanalmente e executa lá”, explica Cremilson. “Sigo certinho os treinos e assim que a pista estiver pronta, volto pra Prudente”, pontua o atleta. Conforme publicado neste diário, o término da reforma da Pista de Atletismo e da Pista de Aquecimento "Mario Covas" no campus da FCT/Unesp está agendado para o dia 2 de fevereiro.

Arquivo pessoal/Gustavo Alves

Bom desempenho do atleta no Desafio CBAt, em Bragança Paulista, na quarta, o qualificou para Cochabamba

Publicidade

Veja também