Gabriele Sousa é prata no Sul-Americano Juvenil

Atleta, que defende a Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, atinge marca de 13,37 metros no salto triplo e vaga para Mundial

Esportes - Jean Ramalho

Data 22/10/2013
Horário 08:32
 

Com a marca de 13,37 metros, a atleta Gabriele Sousa dos Santos, que defende as cores da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, de Presidente Prudente, conquistou anteontem, o vice-campeonato da 40ª edição do Sul-Americano Juvenil (até 19 anos) pelo salto triplo e a vaga para o Mundial em 2014. A competição começou sexta-feira, no Estádio Poliesportivo Jaime Zapata, em Resistência, na Argentina, e terminou com o título da seleção brasileira, que somou 476 pontos nos três dias e, assim, manteve a hegemonia no continente. Os anfitriões ficaram em segundo lugar com 196, seguidos do Equador com 182. O evento reuniu 11 países.

Jornal O Imparcial Saltadora, de PP, representou a seleção brasileira da categoria

Em solo argentino, a atleta, que é patrocinada pelo Programa Bolsa Talento Esportivo do governo estadual, mediu forças com outras sete concorrentes, sendo a brasileira Claudine Paola Gimenes de Jesus, além de uma colombiana, uma equatoriana, uma boliviana, uma peruana e duas argentinas. Ao final das disputas, a saltadora alcançou a marca de 13,37 m e ficou com a medalha de prata. A prova foi vencida por Claudine Paola, que saltou 13,51 m. A equatoriana Adriana Chila assegurou o bronze com 12,70 m.

De acordo com o técnico prudentino Dino de Aguiar Cintra Filho, que também integrou a delegação brasileira no Sul-Americano, embora a atleta não tenha conquistado o ouro, o resultado garantiu a mesma no Mundial da categoria, que ocorre entre 22 e 27 de julho do próximo ano, em Eugene, nos Estados Unidos. "Considero um bom o resultado , pois a Gabriele participou de diversas provas neste ano e está bastante desgastada das viagens, competições e treinamentos", relata Cintra Filho.

Ainda conforme o treinador, nas próximas três semanas a saltadora, que nasceu no Rio de Janeiro e compete pela capital da Alta Sorocabana há cerca de um ano e meio, passará por um período de descanso. Após este intervalo, Cintra Filho iniciará a preparação de sua pupila, já pensando no Mundial.

 
Experiência continental

Convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), após conquistar a medalha de ouro no Brasileiro Juvenil, que ocorreu, em São Paulo, no mês passado, nos dias 21 e 22, Santos encarou na Argentina sua segunda competição sul-americana na temporada. Na primeira delas, terminou na quinta posição no salto com vara durante o 48º Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 5 e 7 de julho.
Publicidade

Veja também