Galpão da Lua recebe peça premiada nesta noite

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/04/2015
Horário 10:18
 

 

Neste sábado, às 20h, no Galpão da Lua (FPTAI), o grupo Contadores de Mentira, de Suzano (SP), apresenta o espetáculo "Curra - Temperos Sobre Medéia". A encenação é gratuita e aberta à comunidade. Além da peça, a trupe ministrará duas oficinas: Toques de Tambores (hoje, às 14h) e Culinária Africana (amanhã, às 10h30). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no local ou pelo e-mail: producaofederacao@gmail.com.

 

O espetáculo

"Curra – Temperos Sobre Medéia" é um uma celebração orixá sobre o mito clássico estreado em 2008. Jasão é um orixá recebido pelo corpo de um cozinheiro. Medéia tem a força de Iansã e sua inimiga, a beleza de Oxum. Creonte, senhor daquele terreiro, exige o seu direito à propriedade enquanto crianças "Erês" cegas decidem o futuro da mãe.

O espetáculo é tratado como um terreiro, uma celebração que convida o público para experimentações sensoriais e gustativas. Os cheiros, o batuque alucinógeno e a comida servida criam um ambiente festivo para celebração do mito de Medéia. Assim como no candomblé, os atores estão a serviço de um orixá e de um teatro de celebração. Estão lá como ofício da fé e da representação. O ponto de ligação entre a cultura grega e seus rituais e o aspecto tratado no espetáculo está justamente na celebração ritual.

Um banquete é preparado durante toda a encenação e servido para à plateia regado a vinho e cachaça. Este embebedar e a gula antropofágica ritualizam a encenação.

Convidados da cultura afro-brasileira realizam demonstrações (dança, música, interpretação, etc.) A celebração também ocorre coma presença de uma "Equede", que no candomblé exerce funções de hierarquia. Dentro do ritual, ela ocupa função feminina. É escolhida pelo orixá para representá-lo. Sendo sua segunda pessoa, está envolvida em todas as liturgias fundamentais na comunidade, exercendo uma inquestionável autoridade.

"Fazemos nosso teatro por necessidade, e antes de tentar mudar o mundo, tentamos transformar a nós mesmos", afirma o grupo.

 

O grupo

Contadores de Mentira, hoje também instituição com o mesmo nome, nasceu em 1995, na cidade de Suzano, região do Alto Tietê, onde desde 2013 mantém também uma sede física, o Teatro Contadores de Mentira.

Com a peça "Curra - Temperos Sobre Medéia", o grupo obteve indicação como Grupo Revelação no Prêmio CPT 2011 da Cooperativa Paulista de Teatro, além do convite pelo programa Teatro e Circunstância da Sesc TV, com o título de "Entre Dionísios e Oloruns". Foi representante brasileiro do Circuito de Teatro Português em 2012, com grupos de Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. O espetáculo também foi o representante brasileiro no Circuito de Teatro em Português, em 2012, com companhias de Angola.

saiba mais

FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia: Cleiton Pereira

Atuadores: Arnaldo dos Anjos, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Jô Freitas, Narany Mireya

Cozinheira "Equede": Soraia Amorim

Direção e criação musical: Michael Meyson

Música ao vivo: Michael Meyson

Iluminação: Matheus Borges

Designer gráfico: Daniele Santana

Produção: Cleiton Pereira, Daniele Santana e Cleiton Pereira

Assistência de produção: Matheus Borges e Samuel Vital

Comunicação: Arnaldo dos Anjos e Daniele Santana

 

serviço

CURRA - TEMPEROS SOBRE MEDÉIA

Quando: hoje, às 20h

Onde: Galpão da Lua (FPTAI), Rua João Caseiro, 65 – Vila Brasil

Duração: 80 minutos

Classificação: 14 anos

 

OFICINAS


Toques de Tambores

Quando: hoje, às 14h

 

Culinária Africana

Quando: amanhã, às 10h30

 
Publicidade

Veja também