Gamificação na educação

OPINIÃO - Danilo Filitto

Data 21/01/2021
Horário 04:30

A gamificação está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Mas como ela funciona na educação?
Segundo Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht, autoras do livro “Gamificação na Educação”, gamificação é a aplicação dos elementos presentes nos jogos em atividades de não jogos. Ou seja, é baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios etc.) para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais. 
Essa prática ainda conta com a presença constante das características inerentes ao jogo como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e a recompensa.
A utilização desse recurso na educação oferece inúmeras vantagens no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à superação do desinteresse dos estudantes em sala. Possibilita, ainda, aulas dinâmicas; maior participação em sala; desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração; maior absorção do conteúdo; protagonismo e resolução de problemas; melhoria de resultados e desempenho, entre outras. E a gamificação também pode ser uma oportunidade de aproximar os pais da realidade escolar de seu filho.
Uma das melhores formas de incluir a gamificação é a partir do uso de dinâmicas cativantes formadas por missões/desafios para os estudantes. Também é possível fazer uso de recompensas para motivar e engajar os alunos nas atividades. O docente também pode utilizar softwares e plataformas que facilitem a construção das dinâmicas, como a cram e matchthememory.

A gamificação também pode ser uma oportunidade de aproximar os pais da realidade escolar de seu filho

Uma opção é firmar uma parceria com um sistema de ensino, com tecnologia educacional relevante. Assim, a escola tem o suporte da assessoria pedagógica para implementar essa prática e também conta com a presença dos games dentro dos materiais didáticos!
E aí, gostou das dicas? Para saber mais sobre gamificação, recomendo a leitura do livro “Gamificação na Educação”, que pode ser acessado em pimentacultural.com/gamificacao-na-educacao. 
Aproveite ecompartilhe em suas redes sociais a seguinte hashtag #gamificaçãonaeducação e não esqueça de nos marcar @dfilitto @oimparcialsp @unoeste em sua publicação.


 

Publicidade

Veja também