GarimpaRisos circula com novo projeto, “Revérbero”, pela região

Aprovada pelo ProAC no edital ProAc Pontal 2030, proposta rompe as fronteiras de Prudente e vai até Alfredo Marcondes, Presidente Bernardes e Narandiba 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 28/04/2023
Horário 07:56
Foto: Cedida
“Depósito” é um convite à experimentação, o jogo de improvisos e preparação do artista de teatro
“Depósito” é um convite à experimentação, o jogo de improvisos e preparação do artista de teatro

A Cia de Teatro GarimpaRisos inicia neste mês de abril a execução de mais um projeto artístico/cultural, “Revérbero”, desta vez através de aprovação do ProAc (Programa de Ação Cultural) em 2022 no edital ProAC Pontal 2030, pelo governo do Estado de São Paulo. E a proposta de agora rompe as fronteiras de Presidente Prudente (24 de junho) alcançando mais três cidades da região: Alfredo Marcondes, neste sábado, dia 29; Narandiba (20 de maio); e Presidente Bernardes (3 de junho). O projeto visa atingir todos os públicos, estudantes, professores, pesquisadores, entre outros.
Segundo o proponente da companhia, Hannael Mendes, que é diretor e ator, o projeto tem como proposta a realização de workshops e também a difusão de um espetáculo produzido na sua forma on-line. O primeiro workshop é uma iniciação às técnicas de improvisação teatral, para todos os públicos, como estudantes a partir dos 14 anos. 
O segundo workshop leva o nome de espelho interior e tem como proposta trabalhar de maneira intrínseca questões de cada indivíduo juntando com o fazer teatral. Foi pensado para jovens/adultos a partir de 18 anos (preferencialmente para o público feminino). 

“ESSE PROJETO ACONTECE PARA PROPICIAR UMA EXPERIMENTAÇÃO NO FAZER TEATRAL, JUNTAMENTE COM A EXPANSÃO DO AUTOCONHECIMENTO E DO AUTODESENVOLVIMENTO”
Hannael Mendes

A terceira ação gira em torno do espetáculo “Depósito”, na sua versão digital, construído durante o isolamento social instituído por conta da pandemia da Covid-19, acompanhado de um recorte de dez minutos da gravação de sua versão presencial. Ao final de cada sessão proporcionar ao público uma roda de conversa sobre as questões abordadas e o processo de montagem do espetáculo: somente para os participantes dos workshops.
Conforme a sinopse: é um convite à experimentação, o jogo de improvisos que envolve a preparação do artista de teatro. “O exercício de ouvir a si, perceber o silêncio que grita a sua volta em meio à tanta poluição sonora, o perceber-se, o perceber o outro; o dilatar-se dos sentidos e busca do autoconhecimento”, expõe Hannael.

Relevância e pertinência

Hannael destaca que diante dos últimos acontecimentos que se vem atravessado, existe uma coisa que faz os indivíduos semelhantes, dadas as proporções e individualidades, que é a arte. Segundo o diretor, ela vem para ressignificar as vivências, tanto no coletivo, quanto no individualismo. 
“Esse projeto acontece para propiciar uma experimentação no fazer teatral, juntamente com a expansão do autoconhecimento e do autodesenvolvimento”, frisa ele, complementando que o mesmo vem de encontro com a subjetividade que cada indivíduo oferece, aproveitando-se desta para direcionar a conclusão de objetivos ao longo das experiências “aqui” proporcionadas. 

AÇÕES/ATIVIDADES
– Workshop de Iniciação a Técnicas de Improvisação Teatral - Experimentação dos princípios básicos da improvisação teatral, por meio de jogos e exercícios clássicos: escuta, aceitação, motores, associações livres e imediatas, protagonismo e apoio, avançar/expandir, e história compartilhada. Em cada eixo o objetivo principal é expor ao público situações de improviso individual e grupal (a partir dos 14 anos).

– Workshop o espelho interior – A proposta visa trabalhar o autodesenvolvimento, pensando nas vivências que cada participante carrega. O objetivo principal é trazer à tona essas experiências através de jogos cênicos, oratória, e também expressão corporal. Essa ação do projeto foi pensada e preparada, para o trabalho em grupo apenas com mulheres (a partir dos 18 anos).

– Projeção do Espetáculo “Depósito” – Roda de conversa sobre o universo da personagem e suas relações, o processo criativo e a percepção individual do contexto.

SERVIÇO
Contatos para saber mais sobre as atividades da Cia. GarimpaRisos:
(18) 98801-9028 | Whatsapp
(18) 3906-5638 | Escritório
https://www.facebook.com/ciagarimparisos/
@ciagarimparisos
https://www.facebook.com/espacogarimparte/
@espacogarimparte
http://www.ciadeteatrogarimparisos.blogspot.com/


 

Publicidade

Veja também