GASOLINA NO FOGO

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 19/02/2020
Horário 03:07

Mesmo com a retirada do projeto de venda de prédio da desativada Escola Municipal “Edson Lopes”, na Vila Formosa, esse foi o assunto que mais inflamou as discussões da sessão ordinária de segunda-feira (17) desta semana na Câmara Municipal.

FALTA EMBASAMENTO

O embate tem permeado praticamente questões ideológicas, mais por implicância do que por ideologia. Pensa o Plantão, sem tomar partido pela venda ou não, que caberia de ambas as partes enriquecerem os debates com embasamento propriamente técnico.

LAMPEJOS TÉCNICOS

Nas discussões aparecem momentos passageiros sobre questões técnicas, mas superficialmente. São apenas lampejos. Nesse debate todo, a questão da demanda é pressuposto básico para daí ampliar os pontos de vista e os argumentos.

ZELO NO GASTO PÚBLICO

O vereador Adão Batista (PSB) disse que a Prefeitura paga R$ 2 milhões de aluguel por ano. Por esse número apresentado, são mais de R$ 165 mil por mês. Aliás, essa é uma questão para ser esmiuçada, a bem do zelo com o gasto público.

NASCIMENTO DE CRIANÇAS

O vereador Enio Perrone (PSD), a exemplo de Batista, expôs uma questão técnica relacionada à demanda por vagas em creche. Citou o número de nascimento de crianças, sobre os quais o Plantão apresenta dados mais específicos.

QUAL A PROPORÇÃO?

Em Prudente nascem em média mais de 300 crianças por mês e pelo menos 60% são prudentinas, ou seja: 180. Então são em torno de 2,1 mil por ano e boa parte delas irá para as creches públicas; e quando entram, outras saem; mas em qual proporção?

MAIS PERGUNTAS

Até o momento, de tudo que foi exposto existem mais perguntas do que respostas que o parlamento e a administração municipal deveriam oferecer à população, no sentido de esclarecer a opinião pública e não de confundir seja lá por qual motivo for.

DIRIGENTE REGIONAL

A nova dirigente regional da Diretoria de Ensino de Prudente é a professora de matemática Marta de Oliveira, que procede do cargo de diretora de escola no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Seis Diretorias Regionais de Ensino do oeste paulista aderiram ao projeto Crescendo e Empreendendo, pelo qual o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) está oferecendo 1,2 mil vagas para jovens de 14 a 18 anos se inscreverem.

DIRETORIAS PARTICIPANTES

Estão participando do projeto Sebrae de educação empreendedora as Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Assis, Tupã, Adamantina, Santo Anastácio e Mirante do Paranapanema. Para cada uma estão liberadas 200 vagas.

INICIATIVA DOS JOVENS

O curso com duração de 12 horas será a partir de março e os jovens deverão procurar a direção de suas respectivas escolas para manifestar interesse. As aulas serão ministradas por profissionais do Sebrae.

DISCUSSÃO DO ASSUNTO

O assunto foi discutido esta semana na Diretoria de Prudente, com as participações de dirigentes regionais, do diretor executivo do Escritório Canal Direto SP + Perto, professor Francisco Torturello, e da analista de negócios do Sebrae, Juliana Viotto.

Publicidade

Veja também