Gastro esclarece dúvidas sobre câncer de intestino

SINOMAR CALMONA

Marcelo Jonbatiste Lemos, gastroenterologista

COLUNA - Sinomar

Data 24/07/2021
Horário 05:15
Marcelo Lemos: “Câncer colorretal é tratável e tem altos índices de cura”
Marcelo Lemos: “Câncer colorretal é tratável e tem altos índices de cura”

Só no ano passado, o Brasil registrou 40.990 casos de câncer de intestino. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o qual mostra que 50,06% eram homens e 49,94% mulheres, sendo que do total de casos, metade foi a óbito. 
Atualmente, o câncer de intestino ou câncer colorretal é o segundo tipo mais frequente no Brasil. Porém, de acordo com o gastroenterologista da Unimed de Presidente Prudente, Marcelo Jonbatiste Lemos, é tratável e com altos índices de cura, “quando detectado precocemente”. 
Segundo ele, o câncer de intestino é uma lesão que ocorre na mucosa do colón ou do reto (antes do ânus), podendo ser maligna ou não. “O diagnóstico é realizado por rastreamento de sangramento nas fezes, queixa de dor abdominal intensa pelo paciente, alteração do trânsito intestinal, emagrecimento e anemia”, explica.
Contudo, o diagnóstico precoce oferece uma chance de cura muito importante. Por isso, de acordo com o médico, dá-se a necessidade da prevenção que é realizada com pacientes aos 50 anos. A eles é sugerido passar periodicamente por um exame de colonoscopia – procedimento que captura imagens em tempo real do intestino grosso. 
“A incidência do câncer de intestino é mais comum em pacientes com vida sedentária, com má qualidade alimentar, que têm a ingestão muito grande de carnes processadas, carnes vermelhas e uma dieta pobre em fibras, o que leva à constipação intestinal, causando o aumento da impactação de fezes na mucosa”, acrescenta Lemos.
Tanto o médico prudentino quanto o Inca orientam que a prevenção a essa doença se dá pela manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável. A boa alimentação precisa ser composta, principalmente, por “alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes”.
“No entanto, em caso de dúvidas, procure um profissional especializado. Ele te orientará quanto à conduta correta na prevenção do câncer colorretal”, completa o gastroenterologista.

RAPIDINHAS
...
Parque do Povo alimenta a paixão dos apaixonados por caminhadas, corridas e outros esportes. 
...
Neste domingo, as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) promovem o 49º Encontro Online Diocesano, transmitido pelo Facebook da Paróquia Bom Jesus de Presidente Prudente, das 9h às 12h.
...
Na Itália, bikes venderam mais do que carros em um ano.
...
Estou lendo “Escravidão”, volume II, de Laurentino Gomes. Livro indispensável para todos nós brasileiros, retrata o século XVIII, período que representa o auge do tráfico de escravos. 
...
Entrevistei Laurentino Gomes há alguns anos, na inauguração de uma livraria em Presidente Prudente. Pessoa formidável, excelente jornalista e escritor, mora em Maringá, no norte do Paraná.
...
Os livros de Laurentino Gomes oferecem verdadeiras aulas de história, com muita sabedoria, lucidez e simplicidade.
...
A americana ETSY comprou a startup brasileira ELO7 por R$ 1 bilhão, levando a marca a entrar na América Latina com o aporte no mercado de produtos artesanais.
...
O avanço de uma massa polar de forte intensidade provocará uma forte queda de temperatura na região, com grande risco de geada, na próxima semana.
...
Mantendo as projeções indicadas pelo Unoeste Clima, os efeitos da massa polar serão sentidos a partir de quarta-feira (28), sendo que a sexta (30) será o dia mais frio, com temperaturas mínimas próximas de 3 graus.
...
Ponto final: Saber quando ficar calado é um princípio da sabedoria.

Publicidade

Veja também