Gepac inicia campanha de arrecadação via IR

Pessoas físicas que desejam contribuir têm até dia 30 de abril, por meio da declaração do imposto de renda no modelo completo

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 03/01/2018
Horário 13:10

Teve início ontem e segue até o dia 30 de abril a segunda fase de arrecadação da campanha realizada pelo Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança), voltada às pessoas físicas. O grupo é organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que possui 21 instituições inscritas, voltadas a atender crianças e adolescentes, beneficiadas pela quantia arrecadada. Na última campanha, foi arrecadado R$ 1.359.524,19, referente ao imposto de renda de 2016, que beneficiou cerca de 5 mil crianças e adolescentes.

A partir do resultado obtido, que foi o maior de todos os anos de campanha, a presidente do CMDCA, Carla Diana, destaca que a importância da campanha é valorizar e colaborar com o desenvolvimento de projetos sociais e ações da própria cidade. Contudo, ela acredita que ainda falta conscientização das pessoas para entender a relevância de aplicar o dinheiro no município, haja vista que Prudente tem o potencial de arrecadar até R$ 10 milhões.

A presidente explana que os recursos são destinados ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que é responsável por analisar os projetos cadastrados e realizar o repasse de verbas. O órgão também efetua a manutenção das entidades cadastradas, a partir de visitas, bem como monitoramento dos projetos, fiscalização e dar apoio para melhorar ainda mais o atendimento.

“Temos muito a trabalhar e a cada ano intensificamos ainda mais a campanha, pois assim, conseguimos ajudar ainda mais projetos e crianças. Hoje temos um movimento grande de pessoas que sabem dessa campanha, mas a maioria não toma a devida atitude”, declara a presidente.

 

Para participar

Podem contribuir as pessoas físicas que declaram o imposto de renda no modelo completo, com limite de 6% do imposto devido, bem como as empresas, optantes pela tributação do lucro real, que podem destinar 1%, no fechamento do período de apuração do imposto anual ou trimestral.

Conforme o membro do Gepac, Paulo César Mariano, aqueles que têm imposto a restituir também podem fazer a declaração, haja vista que o valor destinado é deduzido do imposto a pagar ou acrescido do valor a ser restituído. Já a destinação direta na declaração de ajuste anual pode ser feita até o dia 30 de abril de 2018, porém, se for feita no boleto, será processado somente na declaração de ajuste anual de 2019.

 

SERVIÇO

Para saber como destinar parte do seu imposto de renda às entidades assistenciais de Prudente, basta ligar no Disk-Gepac pelo telefone 2104-1198 ou entrar no site www.gepac.org.br e fazer sua doação. Outras informações no e-mail [email protected].

Publicidade

Veja também