Gestão da inovação empresarial

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 01/04/2021
Horário 06:30

Algumas empresas brasileiras conquistam vitórias valiosas na vanguarda da inovação tecnológica. Cada uma dentro das suas possibilidades demonstra uma maturidade igualitária ou superior a países mais desenvolvidos.
Pode ser por diversos fatores que a necessidade de inovação está se tornando pauta obrigatória dentro das empresas, dentre eles, o perigo de seu produto não ser mais atraente, eficiente ou não agregar valor. Acredito que todas as empresas devem buscar serem mais atraentes, eficientes, agregar mais valor ao seu produto e identificar se as vendas não aumentaram.
Muitas pessoas já conseguem em uma pequena pesquisa na internet contratar o mesmo serviço, seja ele qual for, por no mínimo 20% mais barato e 30% mais eficiente, de software gerencial empresarial até projeto de construção de uma casa, tudo está muito mais fácil e barato.
Agora chegou a vez da brasileira Embraer lançar o protótipo  do carro voador. Vou falar sobre ele no próximo artigo, mas o que levantou uma curiosidade foi o motivo de várias empresas brasileiras estarem conseguindo inovar e após algumas pesquisas vou compartilhar com todos.
Muitos administradores de empresa, engenheiros, desenvolvedores, designer, advogados e demais profissões envolvidas nesses projetos receberam treinamentos, capacitações, pesquisas e muita mentoria e consultoria além de horas de estudos sobre criatividade, qualidade de vida, pensamento inovador e liberdade.
Os gestores por sua vez mudaram totalmente no mercado para o ser humano. Vou explicar melhor, todos os gestores esqueceram a concorrência, esqueceram os pequenos problemas internos de relacionamento e focaram em desenvolver novos produtos e serviços, criando assim um oceano azul e deixando o oceano vermelho para os velhos tubarões. Quem ainda não leu o livro “A estratégia do oceano azul”, eu recomendo.
Assim, ficou fácil analisar, pesquisar, preparar, projetar, prototipar e lançar novos produtos e serviços através das dezenas de ferramentas, técnicas e métodos que permitem a cocriação, gestão e execução de qualquer projeto. Não sei se a variável do momento chamada pandemia ajudou em tudo isso, mas que está surtindo resultados positivos para todos é muito notório. 
Mas na empresa em que você trabalha ou administra não é possível fazer nada disso, o chefe não permite, não tem tempo nem espaço para inovar. Então, eu pergunto: se tem empresas gigantes que são controladas pela burocracia brasileira e mesmo assim estão conseguindo, quais os motivos que impedem a sua?
A gestão da inovação é apenas um maestro que vai levemente conduzindo as pessoas a utilizarem suas habilidades recém criadas em trabalhos realizados com amor e perfeição.
 

Publicidade

Veja também