Gilberto Naka disputa torneio na Coreia pela segunda vez esse ano

Especialista em muay thai, lutador prudentino da equipe Killer Bees retorna ao Black Combat para enfrentar o sul-coreano Jong Hwan Lee em luta de Vale Tudo, categoria Meio Médio, no dia 6 de dezembro

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 27/11/2025
Horário 08:25
Foto: Divulgação
Cartaz da luta de Gilberto Naka e Jong Hwan Lee, em Seul
Cartaz da luta de Gilberto Naka e Jong Hwan Lee, em Seul

O lutador prudentino, Gilberto “Naka” Gonçalves, 31 anos, embarcou na terça-feira desta semana (25/11) para a Coreia do Sul. Esta é a segunda vez que o atleta viaja ao país asiático neste ano - ele já havia lutado em maio - para participar do Black Combat, considerado o maior evento de artes marciais mistas (MMA) da Coreia.

Naka, que é striker nato e faixa-roxa em jiu-jitsu, permanecerá cerca de duas semanas em solo sul-coreano para finalizar seu camp de treinamento, ajustar o corte de peso e afinar a parte técnica antes do confronto.

Vale Tudo: luta com regras antigas do MMA

O grande diferencial desta disputa é o formato da luta, que segue as regras do antigo Pride FC. O evento japonês, extinto em 2007, ficou famoso por suas regras mais permissivas e brutais, que consagraram lendas brasileiras como Wanderlei Silva e Anderson “The Spider” Silva (ambos com conexões à equipe Killer Bees, de onde Naka também é oriundo).

A luta está marcada para sábado, dia 6 de dezembro, em Osan-si, na região metropolitana de Seul.

“ESTOU MUITO FELIZ COM ESSA OPORTUNIDADE. ESTOU PRONTO E TENHO CERTEZA QUE VOU DAR UM SHOW PARA OS COREANOS E TRAZER ESTA VITÓRIA PARA O BRASIL”
Gilberto “Naka” Gonçalves

Desafio contra o "judoca" sul-coreano

O adversário de Naka na categoria Meio Médio (77 kg) será o sul-coreano, Jong Hwan Lee. O lutador da casa é descrito no banner oficial do evento como um "especialista em judô", prometendo um clássico embate de estilos: o striker (Naka) contra o grappler (Lee). O cartel atual do brasileiro é de duas vitórias e apenas uma derrota.

Em entrevista antes do embarque, Naka expressou confiança e entusiasmo: “Estou muito feliz com essa oportunidade. Estou pronto e tenho certeza que vou dar um show para os coreanos e trazer esta vitória para o Brasil. Meu atleta [adversário] é um atleta da casa, tem experiência e eu estou bem empolgado com essa luta, bem treinado, bem preparado. Tenho certeza que eu vou trazer essa vitória pro Brasil”, afirmou Naka.

O atleta passará as próximas duas semanas concentrado para garantir o melhor desempenho no dia da luta, buscando despontar no cenário mundial das artes marciais mistas.




 

Publicidade

Veja também