No dia 19 de julho, sábado, o Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, será palco do Ginga Prudente 2025, um evento de capoeira, que se destaca pelo alto nível técnico dos participantes, com a presença de campeões mundiais de diversas instituições e escolas.
“Contamos com a participação da VMB [Volta ao Mundo Bambas], a maior empresa do mundo em produção de eventos de capoeira. Como sou árbitro da VMB, isso me permite ter contato com atletas profissionais. Para eles é uma grande honra participar, e para mim é uma honra recebê-los. Essa combinação de fatores torna possível a realização do evento”, afirma o professor doutor, Nelson Hilário Carneiro (Mestre Nelson), do Grupo Muzenza de Presidente Prudente.
Segundo Nelson, a proposta do Ginga Prudente 2025 é apresentar um espetáculo de capoeira diferenciado e de grande beleza, que integra cultura, luta, técnica e didática, resultando em um espetáculo cultural.
De acordo com Mestre Nelson, o evento terá início com o curso “Capoeira na Longevidade”, das 8h às 12h, que utilizará uma metodologia didática focada no envelhecimento ativo. “O objetivo é capacitar profissionais para atuarem promovendo qualidade de vida. Contamos com a participação de mestres de diversos Estados brasileiros, que vão atuar como diretores da capoeira na longevidade em suas respectivas localidades, como do Estado do Ceará e também de Curitiba [PR]”.
A partir das 13h30, tem início a seletiva, que vai reunir diversos atletas em busca de uma vaga na final. Às 17h haverá a premiação do 1º e 2º colocados de 14 categorias. E às 18h, a apresentação e lançamento do livro do Mestre Nelson “A Capoeira na Longevidade”. Durante a sessão de autógrafos, haverá apresentações musicais.
A partir das 20h, haverá apresentações artísticas com os melhores capoeiristas do mundo. “Trata-se de profissionais de alto nível, cujas performances são dignas de serem apreciadas. O evento oferece um espetáculo diferenciado. Diferente do entretenimento tradicional, como as rodas de capoeira de rua - que embora belas - podem perder o interesse do público após alguns minutos. O objetivo é proporcionar uma experiência dinâmica e envolvente”.
Nelson estima que o número de participantes capoeiristas chegue a 300. “O evento não se restringe a capoeiristas, também aguardamos a participação do público em geral. A realização deste evento em Prudente é demonstrar a evolução da capoeira, exibindo a qualidade e o profissionalismo atuais, distintos da prática inicial”, ressalta.
E acrescenta que o evento também proporciona uma oportunidade para divulgar o seu trabalho desenvolvido aos longos de anos, incluindo sua experiência no doutorado. “Atualmente me dedico exclusivamente à capoeira, atuando em projetos de formação cidadã, iniciativas sociais e na promoção da prática para a longevidade. Participo de diversos eventos internacionais como árbitro oficial e observo com satisfação, o crescente profissionalismo da capoeira, que se transformou em um espetáculo de alta qualidade”.
Cedidas
Proposta é apresentar um espetáculo de capoeira diferenciado e de grande beleza
Mestre Nelson, organizador do Ginga Prudente 2025