Giovana dos Santos sonha com vaga nas Olimpíadas

Após conquistas no Mundial Sub-18 de Atletismo, velocista retoma os treinamentos em Prudente e vislumbra correr em Tóquio

Esportes - PAULO TAROCO

Data 21/07/2017
Horário 13:24
Marcio Oliveira, De volta a Prudente, a velocista retoma os treinos para as próximas competições do ano
Marcio Oliveira, De volta a Prudente, a velocista retoma os treinos para as próximas competições do ano

Felicidade e confiança. São nítidos os sentimentos obtidos pela velocista prudentina Giovana Rosália dos Santos, de 17 anos, ao falar sobre as duas conquistas recentes adquiridas no Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo, realizado no Quênia entre 12 e 16 de julho. Na competição, a atleta foi uma das 16 representantes do Brasil e garantiu o bronze na prova individual dos 400 metros livres, além do lugar mais alto e dourado do pódio com a equipe do revezamento misto 4x400 metros, que encerrou a participação brasileira na competição africana. De volta à Presidente Prudente, a velocista conta que os resultados aumentaram o sonho por voos ainda maiores, como a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Focada nessa busca, no retorno à cidade que a acolheu, Giovana dos Santos voltou aos treinos com a equipe de atletismo da APA/Semepp/FCTE, sob o comando do ex-velocista Inaldo Sena. Na tarde de ontem, na pista de atletismo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), a atleta ressalta a importância de sua primeira experiência internacional em solo africano, em um país com tradição no atletismo mundial. “Além de enfrentarmos as quenianas, que já são sempre muito fortes nas disputas, o estádio estava sempre cheio. O show era todo delas, com o estádio lotado gritando e torcendo. Nessa hora é necessário muito foco, se não o atleta entra na emoção na torcida e corre o risco de ir muito mal”, comenta.

Natural de Assis (SP), mas com toda sua história no atletismo voltada à equipe prudentina, Giovana dos Santos se diz agradecida pelo apoio obtido, sobretudo pelo técnico Inaldo Sena. “O bronze mostra meu esforço, mas também a ajuda do Inaldo. Aqui somos eu, ele e Deus. Já o ouro mostra o esforço coletivo, da equipe. Guardarei as duas com muito carinho”, afirma.

Sobre o valor simbólico das conquistas, o treinador enfatiza a questão da experiência como atleta e, principalmente, a confiança conquistada junto com as medalhas. “Desde que a Giovana iniciou os trabalhos, sempre acreditamos e tentamos passar isso a ela e aos atletas. Agora ela também passará a acreditar mais, e isso é fruto do trabalho”, relata Inaldo Sena.

 

Tóquio 2020

Na sequência do calendário de 2017, Giovana dos Santos representará Prudente nos 61º Jogos Regionais, em Osvaldo Cruz, que começam hoje, bem como nos Jogos Escolares, ainda neste ano. Além disso, a atleta aguarda também a convocação final da seleção brasileira adulta para o Mundial da categoria, que sairá no dia 24 deste mês. A competição ocorre em Londres, na Inglaterra, no mês de agosto.

Após os bons resultados no Quênia, a velocista subiu para a sexta colocação no ranking nacional adulto dos 400 metros, mesmo ainda sendo atleta da categoria sub-18. Por isso ela não esconde a expectativa que seu nome pinte ao menos entre as reservas da equipe adulta do revezamento.

Mas mesmo diante de uma perspectiva real de ir à Londres com a equipe adulta, o treinador e a atleta são unânimes em reafirmar o principal sonho e objetivo, a vaga nos Jogos Olímpicos de 2020. “Entendemos que se a convocação vier será muito importante para ela, mas, caso não venha, ela precisa continuar trabalhando. Para um atleta que sonha em chegar a uma Olimpíada não pode existir barreiras, ele precisa vencer todos os obstáculos”, ressalta o técnico.

Após superar uma lesão que comprometeu seu rendimento no ano passado e as conquistas recentes no Mundial, a atleta se mostra confiante e a determinada na busca do objetivo traçado, os Jogos Olímpicos. “Prometo no mínimo trabalhar muito para isso e, quem sabe, chegar lá e também conquistar uma medalha”, assegura Giovana dos Santos, apertando e levantando firmemente as medalhas conquistadas no Quênia.

Publicidade

Veja também