Giovana Santos bate o recorde e faz o índice Mundial Sub-18 nos 400 metros

Velocista confirmou a boa forma e venceu a prova com 54s95, durante a 8ª edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo

Esportes - PAULO TAROCO

Data 27/06/2017
Horário 14:10
Wagner Carmo / CBAt, Velocista foi o principal destaque do atletismo de PP na competição
Wagner Carmo / CBAt, Velocista foi o principal destaque do atletismo de PP na competição

Integrante da equipe prudentina de atletismo Apan/Semepp/FCTE, de Presidente Prudente, Giovana Rosália dos Santos, além de vencer, estabeleceu o novo recorde sub-18 na prova dos 400 metros livre durante a 8ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo. Organizadas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), juntamente com a FPA (Federação Paulista de Atletismo), as provas foram realizadas no último final de semana, nas pistas do CNDA (Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo), em Bragança Paulista (SP).

Nas semifinais dos 400 metros, disputadas na sexta-feira, Giovana Santos quebrou pela primeira vez o recorde da prova na categoria, com a marca de 56s13. Contudo, a disposição da velocista prudentina não se encerraria ali. Na prova final, na manhã do dia seguinte, ela quebrou o próprio recorde conquistado na fase anterior, vencendo a prova com o tempo de 54s95. A atleta já havia conquistado a marca nessa prova para o Mundial da categoria, em Nairobi, capital do Quênia, marcado para ocorrer entre os dias 12 e 16 de julho.

Além da nova recordista, outros seis atletas participaram do campeonato nacional pela equipe da Apan/Semepp/FCTE, treinada pelo ex-velocista Inaldo Sena. Foram eles: Pedro Henrique Ramos Bonfim, que ficou em 3° lugar na prova final dos 100 metros; Fábio Henrique da Silva Lima, 4°colocado na final dos 400 metros; Deisiane Teixeira, 5ª colocada na final do lançamento de dardo; e Yohan Romão Ribeiro, 7° lugar na disputa final dos 110 metros com barreiras. Além dos finalistas dessas categorias, Bruno Henrique Cruz ficou pela fase classificatória do lançamento de disco, e Rafaela Neves também ficou pelo caminho nas provas dos 100 e 200 metros.

Após o retorno a Prudente, Inaldo Sena fez uma análise sobre o desempenho dos jovens atletas da equipe em Bragança Paulista. “Acredito que a competição mostrou que estamos no caminho certo, mas mostrou também que ainda precisamos trabalhar muito e acertarmos algumas coisas. Valeu pela disposição dos atletas, principalmente, diante das dificuldades e da falta de incentivo que passa nosso atletismo na cidade”, comenta o treinador prudentino.

Publicidade

Veja também