GiraArte é retomado e atende anseio antigo da classe artística

Programa prevê selecionar e fazer circular apresentações de música, teatro, circo, dança e literatura, permitindo, assim, acesso do público às diversas manifestações e linguagens artísticas

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 25/03/2017
Horário 08:37
 

Anseio antigo da classe artística é atendido pelo governo municipal em 2017 com a retomada do programa GiraArte, que tem como objetivo descentralizar o acesso à cultura e incentivar a classe artística local. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, ação prevê identificar, selecionar e fazer circular por toda a cidade apresentações de música, teatro, circo, dança e literatura, permitindo assim maior acesso do público às diversas manifestações e linguagens artísticas. De acordo com o titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), José Fábio Sousa Nougueira, em um total, os projetos selecionados receberão uma verba de R$ 250 mil, provenientes de recursos próprios, montante liberado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Finanças.

Jornal O Imparcial Jotacê Cardoso diz que é preciso comemorar iniciativa como uma grande vitória

Para o secretário cultural, a iniciativa é um grande avanço na política cultural, que atende a um anseio antigo da classe artística. Segundo ele, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) para se levar um evento cultural para os bairros mais distantes, é necessário toda uma estrutura, desde palco e iluminação, até espaço físico, sistema de som, entre outras questões. "Com este suporte do programa, será possível levar essas atividades artísticas para mais perto da sociedade", ressalta Fábio.

As inscrições deverão ser entregues pessoalmente na Secult. O edital completo estará disponível no site www.culturapp.com.br.

"Isso é mais que uma vitória para a nossa classe artística. Lembrando que essa luta começou com o secretário Fábio Nougueira. Temos que agradecer o seu empenho e comemorar mais essa conquista!", exclama Jotacê Cardoso, que dentre tantas funções na arte é delegado da Ordem dos Músicos do Brasil, do município.

 

Atenção!

O edital com todas as informações sobre a seleção dos projetos será aberto no dia 3 de abril, e segue até 3 de maio. Poderão participar do mesmo, empresas do ramo de produção cultural, coletivos, artistas individuais, associações culturais, cooperativas artísticas e culturais, desde que comprovem sede há mais de dois anos em Prudente, tenham como objetivo desenvolver atividades artísticas e culturais, e que a área de atuação seja compatível com o previsto do programa. Não serão permitidos projetos inéditos.

De acordo com o assessor da Secult, Denilson Biguete, os projetos que irão compor o GiraArte 2017 será feito por uma comissão julgadora, composta por cinco profissionais da área cultural, sendo três indicados pela Secult, um indicado pelo Comuc (Conselho Municipal de Cultura) e um indicado pelo Comudephaat (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico).  Serão selecionados 33 grupos artísticos para 68 sessões de arte.

"Norte, sul, leste, oeste e centro da cidade receberão o GiraArte. Centros comunitários, paróquias, ruas, praças, galpões, além dos espaços de arte já consolidados serão utilizados para apresentações dos projetos. Nosso objetivo é ocupar os ambientes urbanos, onde as pessoas circulam por estes cinco pontos da cidade. Queremos intervir no cotidiano da cidade", destaca Denilson que é um importante atuante na área de produção, direção e atuação do teatro.

 

Compromisso assumido


Este foi um compromisso que o prefeito, Nelson Roberto Bugalho (PTB), assumiu ainda em sua campanha e que, logo nos primeiros meses de gestão, faz a "promessa" se tornar realidade. Ou seja, um ano antes do previsto inicialmente. Conforme ele "graças à importância do GiraArte para a classe artística e para a comunidade".

Autor de vários livros, representante da arte em Literatura, Carlos Francisco Freixo, presidente da APE (Associação Prudentina de Escritores) comemora, porque segundo ele, a princípio quando se discutia a retomada do GiraArte, a literatura, que é uma das coisas que mais vem crescendo na cidade, estaria de fora do programa. Mas, agora com essa notícia, nesse momento dá uma levantada de ânimo nos escritores.

De acordo com Freixo, que também é um poeta, esse projeto foi elaborado há cinco anos, ainda na campanha de Milton Carlos de Mello, Tupã, que não deu certo ser concretizado. "Para os artistas em geral existe um gasto. O pessoal precisa se formar, estudar para depois se apresentar e a gente acaba não conseguindo consumir esses produtos. Temos relacionamentos com outros que auxiliam no fomento à arte e cultura, mas com a secretaria assumindo esse papel, que é exclusivamente da pasta, acreditamos que tanto os artistas quanto a comunidade podem ganhar", pontua Freixo.

As inscrições deverão ser entregues pessoalmente na Secult. O edital completo estará disponível no site: www.culturapp.com.br.

 

 

 

Serviço

situada no Centro Cultural Matarazzo, em horário comercial. O endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, zona leste de Prudente.

 

 
Publicidade

Veja também