Golpes em financiamentos de veículos são alvos da Polícia Civil

Investigação recai sobre atuação de uma revenda de carros em Venceslau, que estaria formalizando contratos de financiamentos envolvendo a negociação fictícia de automóveis

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 26/10/2023
Horário 15:45
Foto: Polícia Civil
Durante a ação, foram apreendidos documentos, computadores e celulares, que serão analisados e periciados
Durante a ação, foram apreendidos documentos, computadores e celulares, que serão analisados e periciados

Foi deflagrada nesta quinta-feira a Operação Vultus, que apura a atuação de uma associação criminosa dedicada à prática de estelionato, cometidos através de financiamentos fraudados de veículos e posterior lavagem de dinheiro. O grupo criminoso teria prejudicado pelo menos 50 vítimas em todo o Estado de São Paulo.

A Operação Vultus foi encabeçada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Central de Polícia Judiciária de Presidente Venceslau, com apoio de policiais civis do Paraná e do Rio Grande do Sul. Foram cumpridos, nesta quinta, nove mandados de busca domiciliar: dois em São Paulo, em Presidente Venceslau e Curitiba (PR); e três em Sapiranga (RS).
A primeira etapa da operação buscou colher elementos de informação e avançar em relação a outras pessoas, ainda não identificadas, e que fazem parte do esquema criminoso. Durante a ação, foram apreendidos documentos, computadores e celulares, que serão analisados e periciados. 

Investigação

Os fatos investigados recaem sobre a atuação de uma revenda de veículos em Presidente Venceslau, que, após a celebração de contrato de correspondente com uma financeira de créditos, passou a formalizar e encaminhar diversas propostas de financiamentos de carros, supostamente negociados no local.

De acordo com a Polícia Civil, em pelo menos 11 contratos de financiamento, totalizando mais de R$ 700 mil, as vítimas - todas elas mulheres residentes na Grande São Paulo - contestaram os financiamentos e alegaram que nunca estiveram em Presidente Venceslau. Os proprietários originais dos veículos também não tinham conhecimento dos contratos de alienação.

A investigação da Polícia Civil descobriu que a revenda de veículos falsificava contratos de financiamento com negociações fictícias de veículos. Para aprovar o contrato de forma fraudulenta, os golpistas utilizavam o reconhecimento facial das compradoras. Para isso, o grupo forjava uma entrega de buquê de flores às vítimas no dia do aniversário delas.

Acreditando que estavam sendo fotografadas pelos remetentes das flores, elas eram convencidas a tirar uma foto durante a suposta entrega. A foto das vítimas aniversariantes era usada como uma assinatura digital para formalizar o contrato. 

Nesta quinta, um dos veículos, um Fiat/Uno, utilizados para a entrega dos buquês de flores, foi localizado pelos agentes em uma oficina, em São Paulo. 

Foto: Polícia Civil

Fiat/Uno, utilizado para entrega dos buquês de flores, foi localizado pelos agentes em oficina, em São Paulo

Publicidade

Veja também