Governo de SP autoriza instalação de posto do Poupatempo em Presidente Venceslau

Unidade poderá realizar diariamente cerca de 130 atendimentos para diversos serviços, incluindo os municipais

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/06/2021
Horário 15:09
Foto: Arquivo
Governo de SP anunciou implantação de Poupatempo em Venceslau nesta segunda
Governo de SP anunciou implantação de Poupatempo em Venceslau nesta segunda

O governador João Doria (PSDB) e o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) autorizaram nesta segunda-feira a instalação de uma unidade do Poupatempo em Presidente Venceslau, a qual poderá realizar diariamente cerca de 130 atendimentos.

Na ocasião, foram anunciadas, além dela, outros 19 postos em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. Desde o início do plano de expansão anunciado em agosto de 2020, 70 postos foram criados pelo governo de São Paulo.

"Mais do que dobramos a expectativa de novos Poupatempos e vamos fazer mais. Esses novos postos do Poupatempo começam a operar oferecendo mais de 130 serviços à população. Isso é a ampliação de um serviço que é marca registrada no Estado de São Paulo", disse Doria.

Juntas, as 20 novas unidades irão beneficiar mais de 1,3 milhão de habitantes e realizar 3,3 mil atendimentos diariamente, com o padrão de qualidade e eficiência do programa, reconhecido como o "Melhor Serviço Público de São Paulo". O investimento do Estado nos projetos será de R$ 3 milhões.

"Estamos celebrando com o Poupatempo a boa política em parceria com as prefeituras. Cada um destes postos vai ser instalado graças ao apoio das prefeituras, que vão poder incluir os serviços municipais nesses Poupatempos de última geração", afirmou Rodrigo Garcia, que também é secretário de governo.

Os novos postos compõem o plano de expansão do governo paulista, anunciado em agosto de 2020, e que já autorizou outras 50 unidades em diferentes localidades. "Com os anúncios de hoje, o Poupatempo já está autorizado a chegar em mais 70 cidades, oferecendo comodidade e segurança à população, que poderá contar com atendimento de excelência em um só lugar", disse André Arruda, presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo)

Balcão único

As implantações serão feitas em parceria com as prefeituras e contarão com estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nos postos de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidos para o projeto piloto.

"O novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o Detran [Departamento Estadual de Trânsito]. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta", afirmou Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.

Além dos serviços do Detran-SP, as novas unidades também irão oferecer os do IIRGD (Instituto de Identificação), MPE (Ministério Público Estadual), Secretaria Estadual da Educação e prefeituras.

Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do atestado de antecedentes criminais, consulta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), entre outros. Basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br ou o aplicativo Poupatempo Digital.

Veja também