No encontro de lideranças políticas e de empresários do oeste paulista, o presidente nacional do PSD e secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, disse que a segurança púbica será o grande debate das eleições 2026.
57 PREFEITOS
Cerca de 600 pessoas estiveram sábado (8) no Centro de Eventos José Eugênio Nipotti, na cidade de Anhumas, no encontro programado para às 10h30 em diante. Dentre os presentes, estiveram 57 prefeitos e 213 vereadores, lideranças políticas e empresários.
OLHO NO 12º
Conforme Kassab, foi um encontro de homenagem ao deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), com o apelo para que seja candidato mais uma vez; tentando em 2026 chegar ao 12º mandato. Tudo indica que poderá ser candidato pelo PSD.
TRÊS POSSÍVEIS
Participaram do encontro três possíveis candidatos a deputado federal: o atual secretário estadual da Agricultura, Guilherme Piai (Rep), o deputado federal Fernando Marangoni (União), e Eleuses de Paiva Filho (PSD), filho do secretário da Saúde, Eleuses Paiva.
NOVO MINISTÉRIO
Ao falar ao repórter Ismael Silva, da Rádio Comercial, Kassab – ao responder pergunta sobre segurança – disse também defender a criação do Ministério da Segurança, “como já teve em outros momentos, para dar mais foco nessa questão”.
MAIS ATUANTE
Quando foi deputado estadual em meados dos anos 1990, na condição de companheiro de Assembleia, comentou que Bragato era o deputado mais atuante e que continua sendo; agora com o apelo para que siga em frente.
VOZ DA HISTÓRIA
“Minha experiência política leva a crer [se forem candidatos], que Bragato será eleito, Marangoni reeleito; Piai e Eleuses, eleitos”, disse o líder nacional do PSD, que está empenhado em ampliar a representação do partido nas eleições do ano que vem.
REGIÃO FORTE
Em agradecimento a todos os participantes, Bragato citou o prefeito anfitrião Adailton Menossi (PSD) e o de Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), que se pronunciou pelo fortalecimento da representação regional em São Paulo e Brasília.
NA CONTRAMÃO
Conforme Bragato, em tempo de radicalismo, a região dá bom exemplo discutindo a boa política em encontro suprapartidário; deixando de lado as preferências ideológicas, para tratar do desenvolvimento do oeste paulista.
BONS SERVIÇOS
Com longo histórico de serviços prestados a Prudente e região, Francisco Torturello – mais conhecido como professor Xykão – recebeu o título de Cidadão Prudentino, entregue em sessão solene na noite da última quinta-feira (6).
VICE DA REPÚBLICA
Dentre os pronunciamentos esteve o do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alkmin (PSB), autor do prefácio do livro que conta a história do ilustre professor.
DESTACADA CARREIRA
A fala do vice-presidente destacou a carreira no magistério – como professor de química, física, biologia e matemática – e gestor nas áreas do ensino e da administração pública, tendo sido diretor do Escritório Regional de Desenvolvimento.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Outro a se pronunciar por vídeo foi o ex-presidente do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) e que já foi secretário estadual da Educação, sendo atual secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura paulistana, Dr. José Renato Nalini.
PRUDENTE GANHA
O também professor universitário e reitor da UniRegistral, enviou abraço à Câmara pela homenagem, de iniciativa do vereador Wellington Bozo (Rep), dizendo que a cidade de Prudente ganha ao ter Francisco Torturello como filho.
POR MERITOCRACIA
O deputado Bragato destacou que conhece o professor Xykão há muitos anos, que é trabalhador e merecedor da homenagem. O deputado estadual Rogério Santos (MDB) citou a vida dedicada à educação, à família e ao serviço público.
LÍDER REGIONAL
Conforme Santos, uma vida voltada às pessoas e ao bem comum, nascido na zona rural de Adamantina e que construiu uma história maravilhosa de educador a líder regional; contribuindo com o desenvolvimento da 10ª Região Administrativa.
AGILIDADE E IDEAL
Em nome do deputado Rogério Santos e do ex-deputado Reinaldo Alguz, o ex-prefeito de Maracaí (dois mandatos), Eduardo Corrêa Santana, Tatu, elogiou a agilidade do professor Xykão em atender as pessoas e o fato de fazer política por ideal.
SUPORTE FIRME
Com histórico de atuação como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, o homenageado atua junto ao deputado Rogério Santos na Assembleia e junto a Reinaldo Alguz na Escola de Formação de Líderes.
GRANDE PRESTÍGIO
Na sessão solene da entrega do título, o novo Cidadão Prudentino esteve acompanhado da esposa Neide Izabel Munhoz Torturello e familiares; prestigiado por amigos e autoridades, incluindo os delegados de polícia Valmir Giraldi e Ieda Cavalli.
SÉTIMO TÍTULO
Entre títulos e congratulações, são 15 homenagens. Os títulos de cidadania são os de Osvaldo Cruz, Adamantina, Flórida Paulista, Dracena, Panorama, Mirante do Paranapanema e Presidente Prudente.
MOÇÕES OFICIAIS
As Moções de Congratulações são de Osvaldo Cruz, Pacaembu, Ouro Verde, Taciba, Pirapozinho, Teodoro Sampaio, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Presidente Venceslau e duas em Presidente Prudente.
DUPLA GRATIDÃO
Foi dupla a manifestação de gratidão: a do homenageado e da neta Brenda, que falou sobre o ensino que recebe do avô, que tem 77 anos, e agradeceu a todos pelo carinho que têm para com ele.
OS VEREADORES
Com o cerimonial conduzido pelo jornalista Geraldo Gomes e presidência de William Leite, estiveram presentes os vereadores Bozo, Izaque Silva (PL), Dr. Enio Perrone (PSD), Mauro Neves (Pode) e Aristeu Penalva (MDB).
Cedida

Encontro de lideranças reuniu cerca der 600 pessoas em Anhumas
Cedida

Gilberto Kassab: prognóstico sobre eleições de 2026
Cedida

Mauro Bragato: apelo à união pelo desenvolvimento regional
Cedida

Tupã: apelo para fortalecer a representação em São Paulo e Brasília
Geraldo Gomes

Professor Xykão e esposa Neide entre vereadores William, Bozo, Mauro, Izaque, Enio e Aristeu