Grande produtor de batata, Santo Expedito também fomenta o agroturismo

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 16/08/2022
Horário 04:22
Foto: Ademartsu
Turismo religioso presente na Batatec
Turismo religioso presente na Batatec

A batata é um produto que encontrou solo firme em Santo Expedito, o que faz dele um grande produtor. Por esta razão, associando-se a outras culturas, o município trabalha na opção de enveredar também pelo agroturismo, que caminhará paralelamente com o turismo religioso. O prefeito Nenê Betio (PSDB) já se reuniu com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), buscando orientações junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para fortalecer essa ideia.

BATATEC
Por ocasião da realização da 3ª edição da Batatec, o município esteve presente, e foi vista a afinidade entre esses dois segmentos, que poderão solidificar o turismo na cidade, quando, o pessoal representando a igreja trabalha em sintonia com essa aspiração de Santo Expedito.

HOTEL 
Aos poucos, a pequena Santo Expedito vai se estruturando para se fortalecer e dar oportunidade aos turistas que aqui chegam. Como muitos romeiros vindos de outras regiões chegam na cidade e querem permanecer por mais tempo, fazem opção para hospedagem em cidades vizinhas, principalmente em Presidente Prudente. Mas, agora, já contam com um hotel em Santo Expedito, com empreendimento do empresário José Laércio Canuto. O hotel oferece acomodações agradáveis.

Foto: Ademartsu

Primeiro hotel em Santo Expedito

PARA RELEMBRAR
Estudiosos da religião acreditam que Santo Expedito foi um soldado romano nascido na Armênia, na cidade de Melitene, que comandou a 12ª Legião Romana. Essa é a versão que é mais divulgada, porém, nunca houve uma confirmação oficial.
 
O NOME
Não há nenhuma fonte que afirme com precisão o motivo do nome do Santo Expedito. Uma das versões mais aceitas é a que acredita que tenha sido derivado de "spedito", palavra que era inscrita em caixas com relíquias de um santo desconhecido. No italiano, a palavra significa rápido ou enviado. Na obra "The Lives of the Fathers, Martyrs and Other Principal Saints [1756?1759]", escrita pelo inglês Alban Butler, é dito que freiras confundiram o nome "spedito" escrito na caixa com o nome do santo. Ainda há outra versão que explica que "expeditus" era uma categoria do exército romano.

A LENDA
Seguindo a versão de que Santo Expedito era um soldado romano, a lenda diz que a região onde ele atuava era marcada por perseguições aos cristãos, devido às atitudes do imperador Deocleciano. O soldado era um homem comum, que um dia teve um encontro com Deus e se converteu ao cristianismo.

CAUSAS JUSTAS E URGENTES
E por que ele tem essa alcunha de santo das causas justas e urgentes? Também de acordo com a lenda, um espírito maligno apareceu para ele em forma de corvo dizendo "Crás! Crás! Crás", que no latim significava "Amanhã! Amanhã! Amanhã". Expedito pisoteou o corvo, o esmagou e gritou "Hodie", que quer dizer "Hoje!".

MORTE
Expedito morreu devido a ordens do imperador Deocleciano. Ele, até em seus momentos finais, não negava sua fé e buscava defender os cristãos. Outros mártires da religião católica, como Maurício, Marcelo e Sebastião morreram ao lado de Expedito, derramando sangue e tendo as cabeças decepadas.

DEVOÇÃO
As primeiras informações de devoção a Santo Expedito datam do século 8º na região da Germânia (atual Alemanha) e da Sicília, mas o crescimento aconteceu no século 17, na França, Alemanha, Itália e Bélgica. Atualmente existem igrejas de Santo Expedito em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde ganhou maior popularidade a partir dos anos 1980.

ASSOCIAÇÕES
É conhecido como o santo dos mercadores, dos navegantes e até mesmo dos estudantes, principalmente em épocas de prestar exames. Isso acontece, pois sua imagem é associada a momentos difíceis, onde é necessária ajuda rápida para a resolução dos problemas.

FÉ EM TROVAS
Meu grande Santo Expedito
O santo das causas urgentes
Atendei os seus devotos
Por todo o mundo presentes.
                                             (José Costa)

Publicidade

Veja também