Gratidão

A gratidão é fruto do amor e a ingratidão, do des-amor. O amor gesta. Gestação essa, compreendida entre desejo e planejamento, como são gestados os bebês. A gratidão é a aliança vincular entre os pais. Será necessária uma mãe suficientemente boa, família adequada e ambiente facilitador. Somente com a internalização de bons objetos, a gratidão poderá constituir-se ou “fertilizar”. 
Nosso desenvolvimento psíquico constitui-se de introjeções e projeções, desde a concepção, o que nos tornam vivos, realizando, metaforicamente, uma polinização permanente, assim como as abelhas e o pólen. Temos conhecimento que pólen é o elemento que contém o gameta masculino das plantas com flores. Os grãos de pólen são produzidos nas anteras e, ao alcançarem os óvulos de uma flor da mesma espécie, ocorrerão a fecundação e a formação de frutos e sementes.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. Polinização, não confundir com polarização, inicia-se o processo de fecundação. Após ser depositado no estigma, inicia-se a fase do acoplamento, que consiste na germinação do grão de pólen e na formação do tubo polínico, que germina no interior do estilete até atingir o ovário. 
Uma das maneiras principais relativa à transferência do pólen é através do auxílio de abelhas, além de borboletas, besouros, aves e até mesmo vento. Pensando a gratidão, correlaciono-a, com o trabalho da abelha e o pólen. Acredito muito na força das abelhas e na existência de milhares de “abelhas-humanas”, espalhadas pelo universo. Infelizmente, nossa existência nem sempre é construída por introjeções e projeções de bons objetos. Há também a internalização, em nosso mundo mental ou psíquico de maus objetos. Todos nós experienciamos momentos bons e ruins no dia a dia, mas seria bom que prevalecesse o amor. 
Quando a internalização de maus objetos for a realidade constante na vida de um ser humano, a gratidão será minada. O desamparo, violência doméstica, abuso sexual, abandono à adoção, conflitos, gravidez indesejada etc., são consequências da internalização do mau objeto. O abandono e maus tratos desencadeiam na criança, dificuldade em adquirir sua própria identidade e, assim, tornar-se autônomo ou independente, configurando em dificuldade no desenvolvimento e evolução. 
Precisamos de bons modelos, desde muito cedo, para realizar apreensões que serão amalgamadas na formação da personalidade e caráter. Inveja, ciúmes, indiferença, violência são irmãs da ingratidão. E são indícios de maus tratos na infância. Só é grato, aquele que foi respeitado, esperado, amado, considerado, amparado, incluído, entendido e bem-criado. Só podemos desenvolver e espalhar amor, se conhecemos o amor no contato com o outro. E assim, seremos gratos. Obrigada!
 

Publicidade

Veja também