Graves denúncias

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/10/2022
Horário 04:14

O período que antecede o 2º turno das eleições é marcado por duas graves denúncias em Presidente Prudente: assédio eleitoral de empresário para com funcionários e uso de espaço público para apoio à campanha política. 

ASSÉDIO MORAL
O assunto assédio eleitoral é tratado pelo Ministério Público do Trabalho, que tomou providências imediatas, através de TAC (Termo de Ajuste de Conta) pelo qual estabelece retratação, dando ênfase que o voto é livre. 

TAMBÉM NA REGIÃO
O Ministério Público do Trabalho não divulgou o nome da empresa e do empresário; nem do candidato ou candidatos. Outros casos de assédio eleitoral na região foram denunciados ao mesmo órgão.

ESPAÇO PÚBLICO
Conforme denúncia ao Ministério Público Eleitoral, feita por Guilherme Piai, o uso indevido de espaço público corre no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Prudente. Os fatos relatados, incluindo vídeos e fotos, foram entregues ao promotor Jurandir José dos Santos.

CAMPANHA REGIONAL
Guilherme faz parte da coordenação regional da campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para governador e reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi candidato a deputado federal pelo Republicanos e obteve mais de 63 mil votos.

PEDIDO DE INFORMAÇÕES
Câmara Municipal aprova solicitação de informações sobre a cessão de caminhões da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) à Cooperlix (Cooperativa Trabalhadores Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) e sobre repasse financeiro da Prefeitura.

COLETA SELETIVA
As informações são solicitadas ao Poder Executivo, por iniciativa do vereador Tiago Oliveira (PTB) e através de requerimentos. Os questionamentos sobre os caminhões: quantos são, quantas vezes por semana e se há contrato para o serviço de coleta seletiva. 

REPASSE FINANCEIRO
Sobre o repasse de recursos financeiros, as perguntas são com relação ao cálculo para essa finalidade e se ocorre reajuste anual do contrato e por qual coeficiente. Nos casos, são solicitadas cópias dos contratos. 

FUSÃO DE PARTIDOS
Com a fusão das siglas PTB e Patriota, nasce o Mais Brasil, que terá o número 25. Já foram cumpridas as formalidades legais e agora resta a oficialização, o que depende de análise do STF (Supremo Tribunal Federal)

PODERÃO MUDAR
Quando a fusão for oficializada, em Presidente Prudente três vereadores, se quiserem, poderão mudar de partido sem perder o mandato durante a janela partidária de 30 dias, após a aprovação pelo TSE.   

TRÊS VEREADORES
Caso não queiram ficar no Mais Brasil, poderão escolher outros partidos os vereadores Douglas Kato e Tiago Oliveira, ambos eleitos pelo PTB; e Miriam Brandão que foi eleita pelo Patriota.

NÃO MUDARAM
Quando da fusão do DEM/PSL e criação do União Brasil, os vereadores Enio Perrone e Joãozinho da Saúde, eleitos pelo DEM, optaram por ficar no novo partido. Optaram para ver como fica, até a janela partidária relativa às eleições de 2024. 

Publicidade

Veja também