O Grêmio Prudente anunciou na noite de ontem o seu novo gerente de futebol: Rafael Cotta, 40 anos, profissional com vasta experiência em clubes brasileiros e do futebol saudita. Em entrevista ao canal do Carcará no YouTube, Prudente TV, Cotta se mostrou entusiasmado com o desafio de integrar o projeto da equipe prudentina e contribuir para o crescimento do clube, que inicia sua jornada Série A2 do Campeonato Paulista 2025 no dia 15 de janeiro.
“Fui muito bem recebido aqui, não só pelos profissionais que trabalham no clube, mas também pela cidade. É uma cidade muito acolhedora e fico feliz em participar desse projeto”, iniciou Cotta durante a entrevista ao assessor de imprensa do Grêmio Prudente, Ronaldo Nascimento.
Com uma carreira de cerca de 25 anos no futebol, Rafael Cotta traz no currículo passagens por mais de 15 clubes, incluindo Mirassol, Criciúma (SC), Goiás (GO), e Atlético Goianiense (GO) — onde permaneceu por oito anos. Além da experiência em solo tupiniquim, o novo gerente de futebol do Carcará também atuou na Arábia Saudita, o que, segundo ele, proporcionou um grande crescimento pessoal e profissional. “Trabalhar em outro país é uma experiência enorme. Viver numa cultura diferente, lidar com outra língua e com atletas de diferentes origens nos faz crescer muito”, relatou Cotta.
Um dos pontos destacados por Cotta foi sua filosofia de trabalho focada na proximidade com atletas, comissão técnica e diretoria, de forma a ser um elo na busca por mediar relações e resolver problemas que surgem no decorrer da temporada. “Nós lidamos com pessoas de diferentes idades, culturas e perfis. Precisamos estar preparados para resolver essas situações no dia a dia. Estamos aqui para resolver problemas e não deixá-los crescer”, enfatizou o novo gerente de futebol do Carcará, que é autor dos livros “Treino É Jogo! Jogo É Treino!” e “Análise de Desempenho no Futebol: entre a teoria e a prática”.
Rafael Cotta chega em um momento de ascensão do Grêmio Prudente, cuja a última conquista foi a do acesso da Série A3 para a Série A2 em 2024. Para ele, sua contratação está alinhada com o crescimento do clube e a busca por processos profissionais cada vez mais sólidos.
“O crescimento do clube passa por novas metodologias e pela evolução dos profissionais que aqui estão. É um trabalho coletivo que envolve atletas, comissão técnica e, claro, a torcida prudentina, que é fundamental nesse processo”.
Quando questionado sobre as expectativas para a próxima temporada e a possibilidade do Carcará brigar pelo acesso à elite do futebol paulista, Cotta ressaltou a força das equipes da Série A2, considerada uma das mais competitivas dos últimos anos.
“A gente tem acompanhado a montagem de todos os elencos, todos os elencos muito capacitados, com profissionais de altíssimo nível trabalhando nessa divisão. Muita gente falando que deve ser a A2 mais forte dos últimos anos e eu acredito que sim. A expectativa é muito grande, mas a gente tem que provar todo esse bom trabalho que a gente vem fazendo antecipadamente quando o campeonato começar. O nosso time, a gente sabe da qualidade dos profissionais que estão aqui, mas a gente tem que provar isso dentro do campo. Vontade, transpiração não vai faltar de nenhuma parte, de nenhum atleta, de nenhum profissional, mas a gente tem que fazer valer tudo isso dentro de campo”.