Grêmio PP goleia, mas é eliminado na Segunda Divisão

Placar de 9 a 1 sobre Assisense não garantiu a vaga, que ficou com José Bonifácio, que venceu o América por 1 a 0

Esportes - PAULO TAROCO

Data 11/07/2017
Horário 13:13
Paulo Taroco, Mesmo com a goleada, time gremista terminou na 5ª colocação do grupo 1, com 16 pontos
Paulo Taroco, Mesmo com a goleada, time gremista terminou na 5ª colocação do grupo 1, com 16 pontos

A única serventia dada ao número 9 pelo torcedor do Grêmio Prudente, na manhã de domingo, foi para fazer lembrança ao nono dia do mês de julho, na qual se comemora o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932. Pois o placar de 9 a 1 sobre o já eliminado Assisense, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, não foi suficiente para colocar o time entre os quatro primeiros colocados do grupo 1 que garantiam vaga na próxima fase. Com isso, o sonho do acesso à Série A-3 de 2018 terminou mais cedo para os gremistas, assim como o calendário do futebol profissional do clube.

O massacre foi insuficiente, pois o adversário direto dos gremistas pela quarta vaga, o José Bonifácio, derrotou o América por 1 a 0, com gol de Gregory, aos 42 minutos do segundo tempo, no Estádio Benedito Teixeira, Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP). O América entrou nessa rodada na terceira colocação, já classificado, ao lado do líder do grupo, Vocem, de Assis (SP), e do Osvaldo Cruz, que folgou na última rodada.

 

A partida

O Assisense chegou ao Estádio Paulo Constantino, Prudentão, em Presidente Prudente, aparentemente abatido com a lanterna do grupo, na sétima colocação, com -5 pontos, após um campeonato repleto de problemas, com várias dispensas no decorrer dos jogos e duas punições com perdas de pontos por usos irregulares de atletas. O time de Assis veio ao Prudentão com apenas dois jogadores para compor o banco de reservas. Sabendo se aproveitar disso, o Grêmio foi para cima, não deu espaço e fez o primeiro com um minuto de jogo, com Gustavo Laguna. Juninho aumentou quatro minutos depois. Aos 15, Ramão fez o terceiro.

De pênalti, Laguna aumentou aos 28. Dez minutos depois, Ramão fez o quinto. Caio descontou para o Assisense, de pênalti, aos 40 da primeira etapa. Na segunda etapa, Laguna fez mais de um de pênalti, aos 11 minutos, e depois aos 35. Vitor Hugo fez o oitavo aos 38, e Ramão fechou a conta aos 42 minutos. Fim da goleada e da temporada para o futebol profissional gremista.

 

Lamentos

Ao término da partida, o volante e capitão do Grêmio Prudente, Bruno, avaliou alguns pontos apresentados durante o campeonato, que contribuíram para a eliminação da equipe ainda na primeira fase, algo que não acontecia desde 2012, na primeira participação do time no futebol profissional do Estado. “Infelizmente, não colaboramos como queríamos. Em alguns jogos, que estavam em nossas mãos, faltou um pouco de tranquilidade. Sentimos muito pela torcida, pela diretoria, comissão técnica, por todos que fizeram o que podíamos fazer, mas não alcançamos esse objetivo”, comenta.

O treinador do Grêmio, Rodrigo Blaskes, afirmou que também sentiu muito pela desclassificação, reforçada pelas incertezas quanto ao futuro profissional. Mas ressaltou que “empenho não faltou por parte dos atletas, nem da comissão técnica ou diretoria”. “O trabalho foi realizado de maneira honesta e comprometida. Infelizmente pagamos o preço de erros pontuais que apresentamos, como talvez falta de concentração em alguns jogos. Mas, com certeza, aprenderemos com os erros”, pondera.

Publicidade

Veja também