Com duas boas vitórias em sequência, algo que não ocorria desde março do ano passado, o Grêmio Prudente vai a campo na tarde deste sábado, às 17h, em busca de embalar de vez na Série A3 do Campeonato Paulista. O Carcará contará com o apoio da torcida prudentina contra a conhecida Itapirense no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, em duelo válido pela 9ª rodada da terceirona.
Quinto colocado com 13 pontos e um jogo a menos, o time dirigido por Luiz Carlos Martins encara uma Itapirense que chega pressionada a Presidente Prudente. A Vermelinha ainda não venceu na A3 2024 e vem de duas derrotas consecutivas, a última delas em Itapira por 4 a 2 para o União São João, de Araras. A Itapirense, do técnico Sérgio Caetano que assumiu o comando na rodada passada, está em 14º, uma posição acima da zona de rebaixamento, com 5 pontos. Em oito rodadas, a Vermelinha empatou cinco jogos e perdeu três. O setor defensivo da equipe de Itapira já foi furado em 14 ocasiões e neste sábado terá que lidar com o melhor ataque da competição.
Ao lado do Red Bull Bragantino II, o Grêmio Prudente é a equipe que mais balançou as redes adversárias até o momento na divisão, com 16 gols. Após o hat-trick contra o Lemense na quarta-feira, o centroavante Maranhão chegou a cinco gols e passou a dividir a artilharia do campeonato junto ao companheiro Luquinha Bozó e o atacante Thailor, do Sertãozinho.
Em coletiva de imprensa hoje no Prudentão, o técnico do Grêmio Prudente, Luiz Carlos Martins, elogiou o desempenho da equipe no 4 a 1 sobre o Lemense e confidenciou que “os artilheiros não podem ficar fora da área”. “Não podem ficar muito longe do gol. Acho que artilheiro não pode ficar acompanhando lateral, ala... Isso é uma opinião minha e não quer dizer que amanhã [sábado] não vai acompanhar”, disse o “rei do acesso”.
Para este sábado, LCM terá dois novos desfalques: o do lateral-direito Iury, suspenso após levar o terceiro cartão amarelo na rodada passada, e do volante Kaio César, que foi para o DM (departamento médico) após levar pancada no pé no duelo contra o Lemense. Os atacantes Wagner Gomes e Wandson seguem em fase de transição entre o DM e a preparação física. O zagueiro Guizão continua lesionado.
Além do atual estágio preocupante da Itapirense na A3, a Vermelinha também terá que enfrentar o peso do retrospecto desfavorável contra Grêmio Prudente. A torcida prudentina guarda boas recordações em jogos contra o clube de Itapira. Em 2022, nos 180 minutos da decisão da Bêzinha, o Carcará venceu os dois jogos e coroou a campanha do acesso à A3 com o título invicto do certame: 2 a 0 em Itapira e 1 a 0 em Prudente.
Há um ano, também pela 9ª rodada da primeira fase da A3, Grêmio Prudente e Itapirense voltaram a se reencontrar no Prudentão e mais uma vez o Carcará saiu vencedor. Naquela ocasião, Luquinha Bozó e Wandson fizeram os gols da vitória da equipe prudentina por 2 a 0 e colocaram mais uma vez o CNPJ da Itapirense na nota fiscal gremista.
A imprensa de Itapira vê com preocupação a possibilidade do clube local, em caso de novo tropeço contra o Prudente, terminar a 9ª rodada na zona de rebaixamento da A3. A Vermilinha demitiu o técnico Genílson França, o Gegê, após a derrota por 2 a 1 para o Votuporanguense na 7ª rodada. Sérgio Caetano assumiu o boné da Vermilnha e, na quarta-feira, estreou com revés em casa, no Estádio Chico Vieira, diante do União São João.
Segundo o portal ItapiraNews, a tendência é que o técnico promova mudanças no onze inicial que vai ao gramado do Prudentão na tarde deste sábado. Caetano terá o desfalque do zagueiro Mikael, suspenso após o receber o terceiro cartão amarelo na rodada passada.
FICHA TÉCNICA
Competição: Série A3 2024 – 9ª rodada da 1ª fase
Local: Estádio Municipal Paulo Constantino, o Prudentão, Presidente Prudente (SP);
Data e horário: 24/02/2024, às 17h.
Equipe de arbitragem: árbitro Juliano José Alves Rodrigues; árbitro assistente 1 Giovanni Crescêncio; árbitro assistente 2 Diego Henrique de Oliveira; quarto árbitro Diego Augusto Fagundes.
Transmissão: Canal Futebol Paulista no YouTube; Rádio 101 FM e Rádio CBN Prudente.
Grêmio Prudente: Luiz; Helder, Rodolfo Mol, Jean Pablo, Rafael Milhorim e Leocovick; Rafael Potiguar, Matheus Teta e Wallace; Luquinha Bozó e Maranhão. Técnico: Luiz Carlos Martins.
Itapirense: Cleyton; Júlio, Henrique, Maia e Coruja; Carlão, Gean Miller, Russo e Loran Ramires; Léo Mineiro e Pedrinho. Técnico: Sergio Caetano.