Os jogadores do Grêmio Prudente já estão se preparando para o Campeonato Paulista da Série A2, que tem início em 11 de janeiro de 2026. De acordo com técnico Rogério Corrêa, a competição é difícil, e que é preciso não criar expectativas. “Estamos montando um grupo muito forte, mas é uma competição totalmente diferente desse ano por isso a gente precisa primeiro alcançar os 15 pontos para não cair e depois pensar na classificação. Acho também que não devemos criar expectativas, porque sabemos que será uma competição difícil, complicada”.
Pré-temporada
Sobre a pré-temporada, Rogério disse que é muito importante para os atletas já começarem a se preparar. “A gente tem que oferecer uma base boa para os atletas, principalmente a parte física, para que eles possam entender o nosso trabalho, se adaptando a esse trabalho e chegar na competição preparados, até porque a Série A2 é uma competição muito difícil, nesse início, vamos ter praticamente sete jogos seguidos em menos de 30 dias, e isso causa desgaste muito grande aos atletas. Então, acho que essa preparação começando agora, precisa ter essa base para que eles não possam se machucar e nem sentir, e todos estarem aptos para pode fazer uma grande competição”.
Nessas primeiras semanas, o time estará com foco na parte física e de força. Depois entram as sessões com bola, para que os atletas que chegaram possam entender o ‘jeito Rogério’ de trabalhar. “Como disse, temos que dar uma base boa para os atletas, porque eles precisam. E para aqueles que chegaram agora possam conhecer o meu jeito de trabalhar. Até porque a competição, as sete primeiras rodadas vão ser aquela loucura, com jogos na quarta e no sábado, viagens”.
Para as próximas semanas, o treinador e a comissão técnica, começam a inserir mais trabalhos com bola, focando na parte técnica-tática, para que os atletas entendam o modelo de jogo.
Contratações
O Grêmio Prudente já fez seis contratações até agora: Felipe Albuquerque (lateral-direito), Rafinha Massola (meia), João Victor (zagueiro), Fredson (zagueiro), Amandou Bamba (centroavante), Giovani Albuquerque (atacante), mas não descartou novas contratações. “Estou muito feliz com o grupo que iniciou. Eu gosto de na pré-temporada ter praticamente 90% dos atletas, e acho que temos isso dentro do elenco. Lógico que o mercado está muito louco, está difícil, não está fácil lidar com esse mercado no momento. Mas, eu sempre digo que para o bom jogador, o clube estará sempre aberto. Estamos de olho no mercado”.
De acordo com Rogério, o Grêmio Prudente tem um processo muito interessante de contratação: um observador de mercado e um banco de dados da comissão técnica. “Todos os nomes que vieram, chegaram com o aval não só da diretoria, como do observador de mercado e da comissão técnica, porque a gente sabe que é uma competição muito difícil e a gente precisa de características diferentes de cada atleta”.
Rogério ressalta ainda que é importante ter no elenco jogadores com a bagagem de acesso e títulos, como os atletas que foram recém-contratados. “Hoje o clube tem um departamento muito forte de análise de desempenho e observação de jogadores, por isso trouxemos atletas com uma bagagem de acesso muito boa e títulos. Nós buscamos caraterísticas que não tínhamos no grupo”.
Ele destacou também a manutenção de 12 jogadores que estiveram nessa temporada. “A manutenção de jogadores foi muito importante, isso pode nos ajudar no entrosamento do grupo. Nós fizemos a Copa Paulista e a gene buscou alguns atletas que vieram para jogar, mas não conseguiram ter sua continuidade dentro da nossa análise e esses novos atletas vieram para complementar o grupo que ficou, justamente para formar uma equipe forte
Foto (crédito: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente):