Grupo Athia mobiliza colaboradores para mutirão de doação de sangue

Hemocentro anexo à Santa Casa aponta situação crítica de estoque 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/09/2025
Horário 11:08
Foto: Cedida
Mais de 50 colaboradores participaram da ação de doação nesta sexta
Mais de 50 colaboradores participaram da ação de doação nesta sexta

Diante do estado crítico de estoque de bolsas de sangue no Hemocentro anexo à Santa Casa de Misericórdia de Prudente, o Grupo Athia mobilizou seus colaboradores para um mutirão de doação. Além de auxiliar na manutenção de tratamentos e cirurgias, a ação também teve como objetivo despertar a conscientização e incentivar o surgimento de novos doadores.

Mais de 50 colaboradores participaram da ação durante esta sexta-feira (19), que foi projetada de forma escalonada para não sobrecarregar os atendimentos na unidade de hemoterapia. "Algo que chamou a atenção, após uma rápida avaliação, é que 50% dos que participaram são novos doadores. Ou seja, a iniciativa surtiu resultados", comemora a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Athia, Vanessa Pereira.

"Esse tipo de ação é muito importante para o nosso serviço, pois ajuda a manter os nossos estoques em níveis adequados. Além da Santa Casa, atendemos o Hospital Regional e mais 45 municípios", agradece a agente de captação do Hemocentro da Santa Casa, Zenaide Brito.

Doador de sangue há 15 anos, o vendedor de Planos, Fernando Hernandez Oliveira, foi um dos primeiros a puxar a fila. "É um sentimento de gratidão poder salvar vidas por meio de um gesto simples, que pode se tornar rotina. Todos nós podemos doar pelo menos três vezes no ano. Já sou doador há mais de 15 anos, e cada doação que faço tem uma emoção diferente ao saber que muitas pessoas que necessitam serão atendidas", frisa.

Estoque baixo

De acordo com Zenaide Brito, o tempo seco e o aumento de casos de gripe contribuíram para a queda de doações. "Houve uma queda expressiva de doações no último mês. E isso gera uma preocupação constante diante dos novos pedidos a cada dia; são solicitações de plaquetas, de bolsas de todos os tipos sanguíneos", fala.

A agente de captação aponta que são necessários entre 50 a 60 doadores por dia para atender a atual demanda. "Todos os tipos sanguíneos são importantes, mas os que mais faltam são os tipos negativos. A nossa demanda tem uma média mensal de 900 a mil pessoas", pontua.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 60 quilos e ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.

"E qualquer pessoa em bom estado de saúde pode doar, basta comparecer com documento que tenha foto. Não é necessário estar em jejum; pedimos apenas um intervalo de três horas após a ingestão de alimentos gordurosos", orienta.

SERVIÇO
O Hemocentro fica localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, embaixo da rampa do Pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia. Os horários de funcionamento são os seguintes:

    Segunda-feira: das 7h às 16h;
    Terça-feira: das 7h às 16h;
    Quarta-feira: das 8h às 17h;
    Quinta-feira: das 7h às 16h;
    Sexta-feira: das 7h às 16h; e
    Sábado: das 7h às 11h.

Publicidade

Veja também